Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

PR: Luciano Pizzatto avalia que o Paraná está preparado para a retomada econômica

Tamanho da letra A+ A-
Luciano Pizzato conversa com o jornalista Genésio Araújo Jr da Bancada Sulista

(Brasília-DF, 27/09/2017)  O Paraná está preparado para a retomada econômica que o País começa a empreender depois de três anos seguidos de redução da atividade econômica.  O secretário da Representação do Paraná no Distrito Federal, o ex-deputado federal Luciano Pizzato, avalia que o Estado fez o dever de casa, até comparativamente com outros estados, para tal momento. Ele salientou que o estado está sabendo aproveitar o programa “Paraná Competitivo” para esse momento do Estado frente a retomada da atividade econômica.

Veja a íntegra da conversa com perguntas tanto da Bancada Sulista como de outros jornalistas que atenderam o chamado de Pizzato num café da manhã na sede da Representação do Paraná, que é sediada no Setor Comercial Norte, na Capital Federal

Bancada Sulista: Há de se ressaltar este momento de retomada do desenvolvimento econômico do país. Como o senhor acredita que o Paraná vai se inserir neste novo momento?

Luciano Pizzato: Eu creio que o Paraná fez a lição de casa, antes de outros Estados e, está preparado para o crescimento econômico do país. Com isso, ganhando um tempo imenso em relação a outros estados.

A grande vantagem competitiva do PR é ter dado nos últimos tempos uma atenção especial em infraestrutura, atração de investimentos e empresas, cuidados com sua agricultura que vai ser a vantagem competitiva dos próximos anos.

Bancada Sulista: Os números do segundo trimestre foram, e são,  animadores?

Luciano Pizzato: Sem dúvida.  (Números)Do Brasil que já demonstram um pequeno crescimento, diminuição do desemprego, etc., mas, em termos do estado do Paraná, os números são maravilhosos, porque nós temos uma agricultura pujante, que não foi atingida pela crise, se manteve.

A agricultura gera a agroindústria, movimenta portos, etc., num processo dinâmico de crescimento. Também temos um processo de industrialização criado pelo ‘Paraná Competitivo’ que proporcionou atrações de empresas como a Klabin, com investimentos de R$ 10 bilhões, além de outros investimentos na área automotiva. Isso tudo, num país que sai da maior crise econômica da sua história, é algo que tem que se olhar não com otimismo falso, mas com uma grande positividade.

Bancada Sulista: O setor de empregos já voltou à sua normalidade?

Luciano Pizzato: O emprego é um processo mais complexo, porque no Brasil, quando se fala de desemprego, se esquece que a economia informal faz parte da história do país.

O Brasil vive com a economia informal, então em que momento a formalidade passa a existir, as vezes não está muito relacionado com o crescimento econômico. Mas, sem dúvida, quando você facilita a relação de trabalho com uma reforma(trabalhista) neste aspecto e, você também, qualifica melhor a mão-de-obra, como vem acontecendo, muitos empregados aproveitaram este tempo para estudar, etc., você viabiliza para no futuro crescer o emprego formal.

Jornalista: A perspectiva, então, para o próximo ano é otimista?

Luciano Pizzato:  É muito melhor do que nós tivemos nos últimos 10 anos com crescimento positivo.

Jornalista: Secretário nos fale um pouco da sua atuação, aqui na Representação do Paraná e qual a prioridade do Estado com esta representação?

Secretário: A prioridade é haver um diálogo, principalmente, com a bancada federal, mas nós interagimos com os Ministérios e outras instituições do Governo Federal, que possuem os recursos para viabilizar os projetos prioritários do Estado. E, não só aqui, como a captação de recursos internacionais, como é o caso dos projetos de infraestrutura para o Paraná, que o BID, recentemente, aprovou e vai poder viabilizar o desenvolvimento de vários pontos de rodovias ferrovias.

Esta representação é uma extensão do governo do Paraná junto à Brasília, com uma visão executiva e, não meramente legislativa como normalmente é feita na área dos deputados e senadores.

( Veja na seção de video uma fala de Luciano Pizzato à Bancada Sulista

( da redação com informações de Genésio Araújo Jr. Edição: Artur Hugen)