Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Assistência Social contra os cortes orçamentários para 2018

Tamanho da letra A+ A-
Na Serra Catarinense será realizado um dia de conscientização com os usuários da Assistência Social com repasse de informações sobre a situação orçamentaria para 2018

Assistentes Sociais de todo Brasil realizam nesta quinta-feira (28), um manifesto contra os cortes do orçamento para a Política de Assistência Social. Na Serra Catarinense será realizado um dia de conscientização com os usuários da Assistência Social com repasse de informando sobre a situação orçamentaria para 2018.

O Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do Estado de Santa Catarina - Coegemas/SC, repassou a todos os municípios do Estado uma nota de esclarecimento, a partir de dados apresentados pela Secretaria Nacional de Assistência Social - SNAS em que repudia os cortes orçamentários e alerta sobre os riscos aos serviços e benefícios à população que vive em situação de vulnerabilidade, pobreza e de desproteção social.

O Coegemas denuncia que há uma baixa execução financeira do Fundo Nacional de Assistência Social — FNAS no ano de 2017, com um acumulado de R$ 293 milhões e os restos a pagar de 2016 equivalem a R$ 800 milhões. E aponta previsão de cortes do orçamento de programas como o Bolsa Família para o ano que vêm, em 11,18% o que representa uma redução no acesso à renda de aproximadamente 1,5 milhões de famílias em situação de pobreza e extrema pobreza.

Diante desta situação é que acontece nesta quinta-feira, o dia "D" de Mobilização Nacional em Defesa do Socioassistencial para informar a população sobre os serviços, programas e benefícios da rede e as ameaças que sofrem por falta de orçamento.

O assessor de Assistência Social da Amures e do Consórcio Serra Catarinense – Cisama, Lauro Santos estará orientando os municípios sobre a importância da manutenção da rede socioassistencial. E desta forma assegurar à população a garantia dos direitos sociais.

Artur Hugen, com assessor de Imprensa da Amures, Onéris Lopes