Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Comissão do Idoso está em Cascavel e debate políticas voltadas para essa população

Tamanho da letra A+ A-
Experiências bem-sucedidas que estão sendo desenvolvidas na cidade direcionados ao bem-estar dos idosos, como o projeto FeliCidade do Idoso

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa promove um seminário em Cascavel (PR), nesta sexta-feira (29), sobre os direitos dos idosos.

“O Brasil tem visto sua população envelhecer com celeridade”, afirma a deputada Leandre (PV-PR), que propôs a realização do debate.

A parlamentar estima que, em algumas décadas, o número de idosos vai triplicar e passará de 10% da população brasileira, em 2010, para 29,3% em 2050. “As estimativas são de que a ‘virada’ no perfil da população acontecerá em 2030, quando o número absoluto e o porcentual de brasileiros com 60 anos ou mais de idade vão ultrapassar o de crianças de 0 a 14 anos.”

Leandre ressalta a importância de repensar a agenda de políticas públicas para atender aos anseios da pessoa idosa. No município de Cascavel, informa a deputada, a Secretaria de Assistência Social está coordenando a elaboração do Plano Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, que será um instrumento que norteará os serviços, programas, projetos e ações para a população idosa do município até 2020.

Além disso, Leandre cita outras experiências bem-sucedidas que estão sendo desenvolvidas na cidade direcionados ao bem-estar dos idosos, como o projeto FeliCidade do Idoso – que prevê atividades diversas em um só lugar –, e o condomínio da Terceira Idade – voltado para atender idosos em situação de vulnerabilidade social.

O seminário está sendo realizado no auditório do Parque de Exposições de Cascavel, durante todo o dia.

Artur Hugen, com Agência Câmara/Foto: Divulgação