Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Brasil quer exportar mais carnes para Bolívia, que quer vender mais chia, banana e quinoa

Tamanho da letra A+ A-
Ministro Blairo Maggi em reunião com ministro da Agricultura da Bolívia, César Cocarico

O ministro Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) encontrou-se nesta semana, em La Paz, com o ministro da Agricultura da Bolívia, César Cocarico, para promover as relações comerciais no setor de agronegócios entre os dois países.

De acordo com o ministro, ficou acertado que técnicos brasileiros e bolivianos trocarão informações sobre prioridades a serem trabalhadas para aumentar o fluxo de comércio.

Entre os pontos de interesse destacados pelo ministro da Bolívia estão aprofundar o diálogo sobre o uso de bioinsumos no Brasil, a certificação social da agricultura orgânica feita pelo Mapa (sem ônus para produtores) e o intercâmbio na área de ciência e biotecnologia genética desenvolvidos pela Embrapa.

Entre os produtos da pauta de negociações comerciais, do lado brasileiro há intenção de aumentar a exportação de carne, enquanto a Bolívia quer ampliar as vendas de quinoa, banana e chia.

A maior área de fronteira do Brasil é com a Bolívia, somando 3.400 km quadrados. O país está ainda em fase de adesão ao Mercosul. Há grande interesse do ministro Blairo Maggi em estreitar relações com a Bolívia e também com o Peru, onde também esteve em viagem oficial, nesta semana, com o objetivo de aproveitar a proximidade com os estados do Acre, Rondônia e Mato Grosso.

O ministro visitou no Peru a Expoalimentaria, maior feira de alimentação e de bebidas da América Latina, reuniu-se com o ministro da Agricultura peruano, Jose Manuel Calderón, além de participar, em Lima, de seminário empresarial que teve a representação de entidades do setor e de governos de estados próximos da fronteira com o país.

Artur Hugen, com Ascom/Mapa/Foto: Divulgação