Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Tecnovitis 2017 é lançada em evento no Piratini

Tamanho da letra A+ A-
A feira ocorre de 6 a 8 de dezembro no Vale dos Vinhedos

A Tecnovitis 2017, feira realizada em Bento Gonçalves, que tem o objetivo de apresentar as principais novidades em tecnologia e inovação para o setor vitícola, foi lançada oficialmente, nesta segunda-feira (2), no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, na presença do governador José Ivo Sartori, secretários, empresários, lideranças e convidados.

De acordo com o governador Sartori, a Tecnovitis é fundamental para o setor, pois oferece aos produtores de uvas para vinho, sucos, espumantes e uvas de mesa, contato com novas tecnologias, equipamentos e produtos da viticultura. "Hoje os desafios são outros, já que a produção cresceu, exigindo maior qualificação da mão de obra, capacidade técnica e operacional das vinícolas para manter, não somente o volume de produção, como a qualidade dos produtos", afirmou.


A feira, que ocorre de 6 a 8 de dezembro no Vale dos Vinhedos, é uma realização do Sindicato Rural da Serra Gaúcha, com o apoio da prefeitura de Bento Gonçalves, Emater, Embrapa Uva e Vinho, IFRS-Câmpus Bento Gonçalves, Fepagro e Ibravin, entre outras entidades públicas e privadas ligadas à viticultura. Além de palestras, a feira oferece demonstrações técnicas e exposição de produtos e serviços para o setor.

Para o presidente do Sindicato Rural da Serra Serra Gaúcha, Elson Schneider, a segunda edição da Tecnovitis consolida a atividade e cumpre papel importante para essa cadeia produtiva. "É preciso difundir o conhecimento e levar melhorias para o setor vitícola. Trata-se do maior evento do segmento. Representa 40 mil hectares de vinhedos produtivos", salientou.

O  prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Passini, também manifestou-se na ocasião. "É preciso haver uma constante atualização de quem trabalha nessa área, que é referência para todo país", destacou.

Tecnovitis 2017

A exemplo da primeira edição, realizada em 2015, é um evento específico e exclusivo, voltado ao cultivo da uva. Com os destaques que serão apresentados em 2017, a expectativa dos organizadores é de que a feira também permita atrair olhares do mercado externo, com um público estimado de 20 mil visitantes. A Tecnovitis mostra os avanços da viticultura brasileira, bem como as melhorias quantitativas e qualitativas, que tornam mais competitivos os processos desta cadeia produtiva.

Artur Hugen, com Ascom/GRS/Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini