Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Assembleia aprova por unanimidade projeto que cria rota Caminhos da Neve

Tamanho da letra A+ A-
No futuro teremos uma interligação da Serra Catarinense com a Serra Gaúcha. Esse projeto propõe uma mudança da realidade social e econômica daquela região

De autoria do deputado estadual Milton Hobus (PSD), o Projeto de Lei 0097.4/2017 que cria a Rota Turística Caminhos da Neve, foi aprovado por unanimidade no plenário da Assembleia Legislativa, na tarde desta terça-feira (03). Prefeitos, gestores de turismo, vereadores e empresários do setor na Serra Catarinense, prestigiaram a solenidade.

A Rota Turística Caminhos da Neve abrange os municípios de Bom Retiro, Urubici, Bom Jardim da Serra, São Joaquim, Rio Rufino, Urupema, Bocaina do Sul, Painel e Lages. Milton Hobus, disse ser um entusiasta o turismo e da Serra Catarinense e declarou: “precisamos embonecar as cidades abrangidas por este projeto. E no futuro teremos uma interligação da Serra Catarinense com a Serra Gaúcha. Esse projeto propõe uma mudança da realidade social e econômica daquela região”.

O deputado Kennedy Nunes defendeu o projeto e destacou sua importância para Santa Catarina e em especial, para Serra Catarinense. Da mesma forma o deputado César Valduga elogiou a iniciativa e disse que assim, se pode potencializar ainda mais o turismo de Santa Catarina. O deputado João Amin disse que através deste projeto, será possível agregar valor e valorizar ainda mais, a Serra Catarinense.

O projeto agora será encaminhado à apreciação do governador Raimundo Colombo para ser sancionado e só depois, serão reunidas as entidades e equipes técnicas para a discutir a regulamentado com participação de técnicos e especialistas de toda Serra Catarinense. “Agora começa efetivamente o trabalho e vamos pedir ao governador para sancionar o projeto lá na Serra Catarinense”, concluiu Milton Hobus.

Presença maciça das lideranças da região

O prefeito de Rio Rufino Thiago Costa representou o presidente da Amures, prefeito de Otacílio Costa Luiz Carlos Xavier na sessão que votou o projeto que instituiu a Rota Turística Caminhos da Neve. Também o prefeito de São Joaquim Giovani Nunes prestigiou a votação. O empresário Juliano Chiodelli representou a Associação Empresarial (Acil).

Ao usar a tribuna do plenário da Assembleia Legislativa, o prefeito Thiago Costa agradeceu aos deputados e disse que na Serra, os turistas são convidados a se sentar na cozinha. “Tratamos os visitantes como gente de dentro de casa. Este é nosso maior patrimônio, a hospitalidade. E este projeto vem contemplar nossos empreendimentos com uma rota que atrairá ainda mais turistas”, declarou.

Já o prefeito de São Joaquim Giovani Nunes, disse que toda Serra Catarinense é grata pela iniciativa do deputado Milton Hobus e convidou os deputados e as pessoas do plenário para conheceram a região. “A rota Caminhos da Neve agora precisa ser trabalhada para incrementar ainda mais nossos atrativos”, defendeu.

Os ex-prefeitos de São Joaquim Rogério Tarzan e de Uubici Luiz Clovis Corrêa foram citados diversas vezes, pelo legado que deixaram em seus municípios e ainda hoje, acompanham projetos como o proposto pelo deputado Milton Hobus. Dos nove municípios que abrange o projeto haviam representantes na votação.

Deputado defende isenção de impostos por melhoria da fachada das casas

“Meu objetivo é potencializar essa grande riqueza que é a Serra Catarinense. Nosso Estado é conhecido em todo Brasil por ter uma das regiões mais frias do pais e este projeto é uma resposta à esta grandeza”. Assim definiu Milton Hobus seu projeto. Ele falou das obras de infraestrutura que estão sendo executadas na região e que no futuro interligação a Serra Catarinense a Gaúcha.

O deputado insistiu que o potencial turístico da Serra Catarinense está adormecido e sugeriu inclusive, que haja uma proposta de isenção de Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU a quem fizer melhoria de fachada das casas. “O estado poderia ajudar esses municípios, como compensação pelas isenções que viessem a acontecer”, explicou.

Milton Hobus revelou que a proposta de uma rota turística denominada Caminhos da Neve, foi do ex-deputado falecido Sandro Tarzan. “Ele era um entusiasta e dizia que temos de valorizar a região e agregar valor”, admitiu. Agora ele pretende fazer reuniões junto com Amures e Conserra em cada município beneficiado pela nova lei e ajudar na regulamentação.

Mesmo sendo um deputado de Rio do Sul, Milton Hobus viaja com frequência à Serra Catarinense e disse conhecer todos os municípios de motocicleta. O projeto de sua autoria teve apoio também, dos deputados Gabriel Ribeiro e Marcos Vieira que acompanharam a tramitação nas comissões até chegar em plenário.

Artur Hugen, com AI, Onéres Lopés, da Amures/Fotos: Divulgação