Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Seminário na Fiergs consolida relações entre província argentina e RS

Tamanho da letra A+ A-
O encontro consolidou o intercâmbio comercial, cultural e governamental entre o Rio Grande do Sul e província argentina de Misiones

Um encontro entre o governador José Ivo Sartori e o governador da província argentina de Misiones, Hugo Maria Passalacqua, nesta segunda-feira (9), no Palácio Piratini, consolidou o intercâmbio comercial, cultural e governamental entre o Rio Grande do Sul e os argentinos. O tema será debatido numa rodada de negócios entre empresários argentinos e gaúchos, no Seminário Misiones-RS, que ocorre na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), nesta terça-feira (10), das 9h às 12h.

Segundo Sartori, o Estado trabalha para firmar acordos bilaterais de cooperação nas áreas de turismo, meio-ambiente, desenvolvimento econômico, segurança, agricultura e saúde. "Quero reafirmar que a nossa intenção é consolidar e ampliar cada vez mais as relações binacionais entre estados brasileiros e províncias argentinas", afirmou.

"Para nós este seminário é muito importante, pois começa a ser construído o futuro dos nossos povos. Vamos avançar mais nas questões bilaterais e da integração do Mercosul, a partir desse encontro em Porto Alegre", destacou Passalacqua, lembrando o acordo já firmado, em março de 2017, pelos dois governadores.

O seminário é resultado de um cronograma de trabalho iniciado em outubro de 2016, após visita a oficial do governador Passalacqua ao Rio Grande do Sul. "O foco inicial foi na área do meio ambiente, com demandas e oportunidades prontas para serem desenvolvidas conjuntamente, que já constam no documento firmado", acrescentou o governador argentino.

Seminário 

O Seminário Misiones – Rio Grande do Sul é uma realização da Federação das Indústrias do Estado do  Rio Grande do Sul (Fiergs), por meio do seu Centro Internacional de Negócios (CIN-RS); a Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio- RS), por meio do seu Conselho de Comércio Exterior; o governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia; o Consulado Geral da República Argentina em Porto Alegre e o governo da Província de Misiones.

O Seminário receberá um grupo de empresários e dirigentes de câmaras de Comércio da Província Argentina de Misiones, localizada junto à fronteira oeste do Rio Grande do Sul, que vêm para prospectar negócios. Estarão presentes, a Cámara Misionera de Industriales Metalúrgicos; a Cámara Regional de Industria y Comercio de Leandro N. Alem, a Cámara Regional de Industria; Producción y Comercio de Oberá; a Cámara de Produccion, Industria y Comercio de Apóstoles y El Alto Uruguay; a Cámara de Comercio, Industria, Turismo, Producción y Servicios Libertador Gral. San Martin; a Cámara de Comercio, Industria, Comercio Exterior y Afines de Puerto Iguazu e Cámara de Comercio de  Montecarlo.

Artur Hugen, com Secom/GRS/Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini