Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Michel Temer garante que apoiará projeto que reabre a Estrada do Colono

Tamanho da letra A+ A-
Temer recebeu a bancada do Paraná

(Brasília-DF, 06/09/2015)  O vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), recebeu a bancada federal do Paraná, nesta quinta-feira ,2. Os parlamentares levaram o projeto de lei (06/2013) que reabre a Estrada do Colono, no Parque Nacional do Iguaçu. O local está fechado por decisão da justiça desde 2013. Ele se comprometeu a ajudar a agilizar a tramitação da proposta.

A estrada existe desde 1924, mas foi fechada por questões ambientais. No entanto, a população da região sofre ao ter que percorrer cerca de 200 quilômetros para ir de Serranópolis a Capanema. Pela proposta, será construída uma estrada no leito histórico do Caminho do Colono, entre o km zero e o km 17,5 da PR 495. No projeto de autoria do deputado Assis do Couto (PT-PR) são levadas em consideração os cuidados ambientais necessários para preservação do Parque Nacional do Iguaçu.

Para o vice-presidente, Michel Temer, é importante que o projeto seja votado e que o mérito da matéria entre em debate durante a votação no Senado, da mesma forma como ocorreu na aprovação do projeto na Câmara dos Deputados em 2013. “A reunião contou com uma representação forte dos deputados que compõe a bancada. O ministro do turismo não pode ir, mas estava representado pelo seu secretário-executivo. Imediatamente, o vice-presidente da República conversou com o presidente do Senado, Renan Calheiros, para que seja dado andamento na votação do projeto”, comentou Assis do Couto.

A proposta está parada no Senado desde 2013, depois de ter sido aprovada na Câmara. Deve passar pelas comissões de Serviço e Infraestrutura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional e Turismo. Contudo, o senador Roberto Requião apresentou requerimento para que a matéria também passe Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional. A AMP (Associação dos Municípios do Paraná) trabalha para convencer o senador a retirar o pedido para que a tramitação seja mais curta.

Para o deputado Alfredo Kaefer (PSDB-PR), a reabertura da Estrada do Colono favorecerá demandas, como a celeridade na construção da Usina do Baixo Iguaçu, entre outras bandeiras regionais. De acordo com o tucano, “a solução nunca está nos extremos, é preciso haver equilíbrio entre o desenvolvimento e o meio ambiente”.

Presenças

Também participaram do encontro com Temer o coordenador da bancada federal paranaense, deputado federal João Arruda (PMDB), e os deputados federais Luiz Nishimori (PR), Luciano Ducci (PSB), Osmar Serraglio (PMDB), Diego Garcia(PHS), Toninho Wandscheer (PT), Sérgio Souza(PMDB), e Zeca Dirceu(PT), além do secretário da Casa Civil do Paraná, Eduardo Sciarra, o presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) Vinicius Lummertz, o presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná), Marcel Micheletto, e os prefeitos Marmeleiro Luiz Bandeira, de Capanema, Lindamir Denardin, e de Capitão Leônidas Marques e Ivar Barea.

( da redação com edição de Genésio Araújo Jr)