Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Comissão de Agricultura debate produção agrícola e arrendamento de terras em aldeias

Tamanho da letra A+ A-
Presidente da CADAPR, deputado Sérgio Souza (PMDB-PR)

O presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara Federal (Capadr), deputado Sérgio Souza (PMDB-PR), confirmou para esta quarta-feira (18) o polêmico debate da produção agrícola em áreas indígenas, a partir das 9h30, no plenário 6 do anexo II.

Um dos principais pontos da discussão é a possiblidade de arrendamento de terras dos índios por produtores rurais e a exploração do agroturismo ou de outras atividades econômicas dentro das reservas.

Os próprios índios estão interessados e motivados em discutir este tema, disse Sergio Souza, acrescentando que algumas lideranças indígenas se declararam, em recentes visitas ao Congresso Nacional, favoráveis ao arrendamento de suas terras. “Por que impedir os índios de arrendarem suas terras e auferirem renda com essa atividade, aliás, procedimentos e costumes que já se verificam em vários estados brasileiros numa salutar convivência entre as partes”, destacou.

De acordo com os deputados Nilson Leitão (PSDB-MT), presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), e Valdir Colatto (PMDB-SC), que pediram a realização do debate, a troca de conhecimentos entre indígenas e técnicos da Embrapa tem contribuído para fortalecer a agricultura desses povos no Amapá e no Acre. O objetivo dessa parceria, destacam os parlamentares, é garantir segurança alimentar e melhorar o aproveitamento de recursos naturais nas aldeias, com ações simples que respeitem os hábitos tradicionais.

Artur Hugen, com AI, Tito Matos, gabinete/Foto: Divulgação