Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Raimundo Colombo recebe missão diplomática dos países do sudeste asiático

Tamanho da letra A+ A-
Colombo recebeu, no Centro Administrativo, em Florianópolis, representantes dos estados membro da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), em missão diplomática no Brasil

O governador Raimundo Colombo recebeu na tarde desta terça-feira, 17, no Centro Administrativo, em Florianópolis, representantes dos estados membro da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), em missão diplomática no Brasil.

O secretário executivo de Assuntos Internacionais, Carlos Adauto Virmond Vieira; o secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, Valmir Comin; e o embaixador do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores em Santa Catarina (Eresc), José Roberto de Almeida Pinto, também recepcionaram a comitiva.

“Somos um estado com seis portos em apenas 1,1% do território nacional. Isso nos traz um ganho muito grande para exportações da nossa produção. No Brasil estamos em primeiro lugar na produção de maçãs e suínos, por exemplo e alcançamos boas posições em produção de frango e soja”, destacou Colombo.

O secretário Carlos Adauto disse que a reunião foi estratégica para o Estado e pela primeira vez representante da Asean foram recebidos pelo governador de Santa Catarina. “Recebemos embaixadores de quatro países dos 10 que compõem o bloco econômico e nós entendemos que isso vai aproximar em muito as relações comerciais entre esses países asiáticos”.

“Eles são muito parceiros e têm grande interesse no agronegócio catarinense, principalmente os paíse como Vietnã, Tailândia e Singapura, que é um grande distribuidor de produtos catarinenses para o mundo. O mercado consumidor é muito grande e interessa muito Santa Catarina”, concluiu o secretário Adauto.

No lado esquerdo da mesa estava o cônsul das Filipinas, Eric Valenzuela; a chefe de missão de Singapura, Siew Fei Chin; o embaixador do Vietnã, Do Ba Khoa; e o embaixador da Tailândia, Surasak Suparat. Na direita o consultor geral da secretaria executiva de Assuntos Internacionais, Marcelo Trevisani; o embaixador do Eresc, José Roberto de Almeida Pinto; e o secretário executivo de Assuntos Internacionais, Carlos Adauto Virmond Vieira.

Asean

A Associação de Nações do Sudeste Asiático abrange uma área de 4,4 mil quilômetros quadrados e uma população de 601 milhões de habitantes e um PIB: US$ 888,3 bilhões. É composta pelos país: Tailândia, Filipinas, Malásia, Singapura, Indonésia, Brunei, Vietnã, Mianmar, Laos e Camboja. Foi criada em 8 de agosto de 1967 em Bangkok, Tailândia, com um dos objetivos de acelerar o crescimento econômico, o progresso social e o desenvolvimento cultural na região. 

Artur Hugen, com Secom/GSC/Fotos: Jaqueline Noceti/Secom