Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Ana Amélia sugere compra de excedente de leite para amenizar crise no setor

Tamanho da letra A+ A-
Senado gaúcha Ana Amélia(PP)

Na Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado, nesta quinta-feira (19), a senadora Ana Amélia (PP-RS) sugeriu que a Agência Brasileira de Cooperação do Itamaraty ative, através dos acordos internacionais, a compra do excedente de leite e doe para países que enfrentam grave problema de fome.

O presidente da CRE, senador Fernando Collor (PTC-AL), garantiu apoio da Comissão ao pedido da parlamentar. 

Ana Amélia também comentou que há a possibilidade do Ministério de Desenvolvimento Social comprar o estoque do produto para a distribuição nos programas sociais, nas creches, escolas, hospitais e outros. 


Produtores de leite de todo o Brasil sofrem com o preço baixo. Só no Rio Grande do Sul, nos últimos dois anos, 19 mil produtores abandonaram a atividade. Na semana passada, o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, anunciou a suspensão da importação do leite uruguaio. A entrada do produto do país vizinho contribuía para a queda do preço pago no leite brasileiro. Em entrevista recente, o ministro adiantou que o Mapa não dispõe de orçamento para comprar o leite excedente, mas que através do MDS tal medida poderia ser viável. 

Atualmente, no Brasil, são mais de 1 milhão de produtores de leite e cerca de 4 milhões de trabalhadores envolvidos na atividade leiteira. Ao todo, 99% dos municípios brasileiros têm registro de atividades ligadas ao setor. 

Artur Hugen, com Assesssoria de Imprensa do gabinete/Foto: Geraldo Magella/AS