Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Feiras internacionais são oportunidades de negócios para o turismo brasileiro

Tamanho da letra A+ A-
Estande do Brasil na ATWS, que terminou nesta quinta-feira em Salta, na Argentina

A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) aposta no turismo para uma retomada do crescimento econômico do País. Mesmo com o cenário de contingenciamento vivenciado nos últimos anos, que reduziram a presença internacional do destino Brasil, a participação em feiras internacionais do setor no exterior tem gerado resultados expressivos.

Dos 12 eventos programados para este ano, o Brasil já esteve representado em nove mercados diferentes, onde divulga e promove produtos e destinos turísticos brasileiros.

Até a FITPAR (Feira Internacional de Turismo do Paraguai), a última que contou com a participação do País, em outubro, 12 estados brasileiros já foram representados nos estandes da Embratur. Além disso, mais de 150 empresas privadas, entre companhias aéreas, operadoras de turismo, rede hoteleira e conventions bureau, marcaram presença nas feiras internacionais.

Para o presidente do Instituto, a diversidade de países contemplados no calendário faz parte de estratégia adotada para a abertura do Brasil como destino turístico para novos mercados: “A partir da inteligência competitiva acumulada pela Embratur, temos buscado avançar em mercados com potencial de crescimento no emissivo de turistas internacionais para o país. Este é mais um movimento para integrar o Brasil ao mundo, tanto em termos turísticos quanto econômicos. A expertise e a capacidade de investimento da Embratur podem catalisar o ambiente de negócios e alavancar resultados, sobretudo com os benefícios da transformação do Instituto em agência de promoção”.

De acordo com o coordenador-geral de Promoção e Eventos, Diego Feijó, “a Embratur passa por sério contingenciamento orçamentário, o que torna ainda mais importante a qualidade dos investimentos em promoção e apoio à comercialização. Nesse sentido, as feiras que integram a Agenda de Promoção Comercial do Turismo Brasileiro para 2017 são as que apresentam maios expectativa de negócio em mercados prioritários”. “A projeção de retorno sobre o investimento nas feiras do 2º semestre de 2017 é de mais de 900% do investimento total estimado pela Embratur”, destacou o coordenador.

Ainda este ano, a Embratur viabilizará ambiente de negócios para quase uma centena de empresas, estados e municípios brasileiros na Argentina (FIT), em Londres (WTM) e na Espanha (IBTM). Os produtos e os destinos brasileiros já foram promovidos este ano em Madri (FITUR), Bogotá (ANATO), Berlim (ITB), Lisboa (BTL), Frankfurt (IMEX), Santiago (FIEXPO), Paris (IFTM TOP RESA), Las Vegas (IMEX America) e Assunção (FITPAR). Além dessas, o Brasil, por meio do Instituto, participa de feiras setoriais, como ELA - EXPERIENCE LATIN AMERICA 2017, realizada em Londres, e ATWS, que terminou nesta quinta-feira em Salta, na Argentina.   

Imex é palco de divulgação dos vistos eletrônicos em Las Vegas, em outubro

Atrair grandes grupos de turistas norte-americanos ficará mais fácil: os vistos eletrônicos poderão ser emitidos a partir do próximo verão, já em janeiro. Isto foi divulgado e bem recebido pelos participantes da feira IMEX, em Las Vegas, nos EUA, onde a Embratur (Instituto Brasileiro do Turismo) marcou presença em outubro.

Além disso, o novo calendário anual de eventos no Rio de Janeiro e toda a potencialidade brasileira para sediar grandes encontros e eventos multiculturais fizeram parte dos destaques no estande brasileiro.

“Mostramos aos organizadores e compradores de grandes eventos internacionais que estamos preparados, receptivos, com infraestrutura e quebrando barreiras, reafirmando que o turismo está cada vez mais na agenda política e econômica do Brasil”, frisa Vinicius Lummertz, presidente da Embratur.

O segmento MICE (Turismo de Negócios e Eventos em inglês) é de grande importância para o País, pois os viajantes desta categoria costumam ter um gasto maior, gerando assim mais receitas e rentabilidade. A IMEX é uma das mais importantes feiras de turismo de negócios que ocorre nos Estados Unidos e recebe mais de 10 mil pessoas em seus três dias de realização, dentre os mais importantes tomadores de decisão do turismo de vários países, sobretudo dos Estados Unidos.

“Além disso, o turista de negócios auxilia os destinos brasileiros a não dependerem da sazonalidade do verão, sol e praia, nossos mais famosos atrativos”, reforça Lummertz. “Nos últimos anos recebemos aqui grandes eventos, que incrementaram a nossa cadeia hoteleira, os aeroportos, e aparelhos turísticos. A participação da Embratur nas feiras internacionais busca consolidar esta vocação brasileira, que é a hospitalidade, o turismo, no exterior”, finaliza o presidente.

Embratur na IMEX

Os hosted buyers (compradores especializados em Turismo de Negócios e Eventos) foram o principal público do estande brasileiro, representando 59% dos visitantes. A América do Sul aparece como 2ª colocada no ranking de destinos de interesse dos participantes da feira, atrás apenas dos EUA, e a frente de Canadá e Caribe, o que reforça a importância de mostrar os atrativos do Brasil neste encontro, bem como o destaque e oportunidade para consolidar a imagem do País como forte concorrente no que diz respeito ao segmento MICE.

Nesse caso, o Brasil conta com uma vantagem competitiva grande, frente a outros destinos por conta da infraestrutura moderna já instalada no País, legado dos megaeventos. A busca pela infraestrutura para realização de eventos foi o foco principal das visitas ao estande da Embratur, na qual a cadeia hoteleira aparece como principal interesse específico. Outros assuntos de interesse que ganharam destaque foram centros de convenção e locais para sediar os eventos, opções de entretenimento e fornecedores para eventos em geral.

Os dados mostram que existe no Brasil uma boa plataforma para incrementar o turismo, especialmente para o resgate da cidade do Rio de Janeiro, grande realizadora de eventos internacionais.

Artur Hugen, com Ascom/Embratur/Fotos: Embratur/Divulgação