Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Governador sanciona Lei que institui a Rota Turística Caminhos da Neve

Tamanho da letra A+ A-
Governador catarinense Raimundo Colombo

O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo (PSD), sanciona a Lei de autoria do Deputado Estadual, Milton Hobus (PSD), que institui a Rota Turística Caminhos da Neve, nesta sexta-feira, 27. São nove municípios abrangidos pelo Projeto, que tem como objetivo desenvolver a economia regional, na Serra Catarinense. O evento ocorre, às 10h, no auditório da Agência de Desenvolvimento Regional – ADR, de São Joaquim. 

O PL envolve as cidades de Bom Retiro, Urubici, Bom Jardim da Serra, São Joaquim, Rio Rufino, Urupema, Bocaina do Sul, Painel e Lages. O projeto prevê a ligação entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. O documento propõe o elo e desenvolvimento turístico entre Urubici/SC e Gramado/RS, através SC114; da BR285 até Bom Jesus e dalí pelas Rodovias Estaduais, RS110; RS020 e RS235.

De acordo com o deputado catarinense, a região é consolidada pelo grande interesse turístico e precisa de mais atenção para assegurar a credibilidade que tem. “São essenciais ações que proporcionem a integração turística entre os dois estados do Sul,” destacou.

Brasília

Enquanto isso, segundo informações que circulam nas redes sociais do município gaúcho de Bom Jesus, parlamentares catarinenses tentam obstruir a continuidade das obras da ligação asfáltica Caminhos da Neve, pois “existe outros interesses em ligar a BR 285 diretamente a BR 282 e BR 470 em Santa Catarina, levando os turistas direto para Lages e Blumenau”, afirmam.

Números

Se a ligação asfáltica entre as serras gaúcha e catarinense fosse concluída haveria um grande impulso no desenvolvimento econômico da região de São Joaquim e Lages com Bom Jesus, São Francisco de Paula e São José dos Ausentes. Um dos fatores de maior importância será visitação aos canions verdes e a distância entre Porto Alegre e Florianópolis que diminuirá, algo em torno, de 150 quilômetros.

Maçã

Atualmente apenas 15% da Maçã dos Campos de Cima da Serra no RS é exportada. A grande maioria dos produtores de maçãs de Bom Jesus, São Chico e Ausentes, levam a maçã para ser estocada nas câmaras frias de São Joaquim. Da mesma forma a madeira produzida no RS é industrializada na Klabin, em São José do Cerrito, economizando custos logísticos e que poderão agregar melhor valor ao produto, além de ampliar a venda para outros países que ainda não compram do Brasil.

Arroz

A logística do Arroz será um dos principais produtos que circulará por São José dos Ausentes e Bom Jesus. Os produtores de Arroz irão economizar em logística no escoamento da produção do arroz do Vale do Araranguá em direção ao Norte do RS e Lages e ao Oeste Catarinense, desafogando outras rodovias.

Argentinos

A logística dos Argentinos também será beneficiada com a conclusão da Caminhos da Neve. Analisando apenas o fluxo de Argentinos que utiliza a entrada de São Borja - RS e vem até Vacaria e Bom Jesus pela BR285, eles chegariam direto a São Joaquim e Serra do Rio do Rastro, por exemplo. Inúmeros empreendimentos dos Campos de Cima da Serra e Serra Catarinense terão impulsão econômico com a visitação dos hermanos.

Benefícios

Vários outros segmentos também serão beneficiados. Um Estudo Técnico realizado por Associações Empresariais e Sindicados do Sul do Brasil, identificou diversos segmentos econômicos que são impactados sem a conclusão da Caminhos da Neve. O estudo identificou que o Sul do Brasil tem enormes prejuízos em logística e no turismo, pois os visitantes passam ao largo dos Cânions Verdes da América do
Sul, um dos maiores atrativos para turistas dos principais países do mundo que buscam este tipo de atração da natureza.

Artur Hugen/Fotos: Divulgação