Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Estados do Sul discutem agroecologia e produção orgânica em seminário

Tamanho da letra A+ A-
Catedral, praça central de Porto Alegre, onde localiza-se o Palácio PIratini, Assembléia Legislativa e o Teatro São Pedro

O Rio Grande do Sul será o primeiro estado a sediar um seminário para fortalecer o desenvolvimento da agroecologia e da produção orgânica em cada uma das cinco regiões brasileiras. O encontro reunirá representantes dos três estados da Região Sul nesta quarta e quinta-feira (26 e 27) no hotel Embaixador, em Porto Alegre. O Estado foi escolhido como sede pela tradição na agricultura familiar e por ser o primeiro a contar com Plano Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica em execução, o Rio Grande Agroecológico.


O secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcisio Minetto, estará presente na abertura. A proposta da Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Cnapo) é promover cinco eventos, um para cada região brasileira. Participarão autoridades da área agrícola, desenvolvimento rural, meio ambiente, saúde, educação, parlamentares, gestores públicos, especialistas acadêmicos, agricultores, povos e comunidades tradicionais, agentes de assistência técnica, setor empresarial, representantes de organizações da sociedade civil e de conselhos estaduais pertinentes ao tema.


Rio Grande mais saudável

Lançado em março de 2016 pela SDR, é o primeiro programa gaúcho com foco na agroecologia e na produção orgânica. Até 2019, busca promover a produção e o consumo de alimentos saudáveis, uso e conservação da agrobiodiversidade, oferta de assistência técnica, extensão rural e social, e o ensino e pesquisa de base ecológica. É formado por cerca de 40 instituições, entre secretarias estaduais, governo federal, universidades e organizações não governamentais (ONGs). Atualmente, trabalha com cerca de 1,2 mil famílias.


Sartori reúne-se em Brasília com Temer e governadores


O governador José Ivo Sartori estará em Brasília nesta terça-feira (25) para participar de encontro de trabalho entre governadores e o presidente da República, Michel Temer.

A reunião está prevista para as 13h. Na pauta, estarão os principais projetos encaminhados pela União e que tramitam no Congresso Nacional. O governador deve retornar ainda na terça-feira para Porto Alegre.
Artur Hugen, com informações do GRS