Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Embratur participa de maior feira de turismo da América Latina

Tamanho da letra A+ A-
Estande da Embratur na FI, em Buenos Ayres

Sol e praia: este é o grande cartão de visitas da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) na Feira Internacional de Turismo (FIT), em Buenos Aires na Argentina, que vai até  o proximo dia 31. O verão brasileiro, a promoção dos destinos nacionais, com participação dos estados e encontros com a mídia e trade argentinos fazem desta feira um dos mais importantes encontros para garantir a atração dos turistas vizinhos ao Brasil.

“Os argentinos são os nossos maiores visitantes, grandes parceiros do turismo nacional, e de extrema importância para o crescimento do setor. Ano passado foram mais de 2,2 milhões de argentinos que vieram para o Brasil, ou seja, um terço do total de estrangeiros que nos visitaram”, reforça Vinicius Lummertz, presidente da Embratur.

Ainda em Buenos Aires, a Embratur realizará encontros com agentes e operadores argentinos, que serão recepcionados pelo embaixador do Brasil no país vizinho, Sergio Danese, com a participação de representantes do Turismo de Santa Catarina e em especial de Florianópolis, principal destino dos viajantes argentinos no país. Além de lideranças do trade turístico catarinense, confirmaram presença O prefeito da capital da capital de Santa Catarina, Gean Loureiro,  bem como secretário de Turismo de Florianópolis, Vinicius de Lucca.

“Santa Catarina é a parada de mais de 1 milhão dos argentinos que vem para o país. Florianópolis, a capital, recebeu ano passado pelo menos 600 mil, então é de extrema importância reforçarmos os principais atrativos da região, que faz parte da campanha, ‘O Sul é meu destino’, integrada com o Ministério do Turismo, e um dos principais destaques nesta edição da FIT”, afirma Lummertz. 

Além dos compromissos com agentes de viagem, operadoras de turismo e profissionais argentinos do setor, o contato com a imprensa argentina é um dos focos nessa missão brasileira. Os principais jornais, La Nación e Clarín, o canal 7 de televisão e o portal digital voltado ao turismo, Viaja Conmigo, são alguns dos veículos que já tem agenda marcada com o presidente da Embratur. 

Sucesso

O estande da Embratur é um dos que mais atraiu presença de público nesta edição da FIT. Por conta de alguns problemas para liberação do caminhão que transportava o estande na alfândega argentina, a montagem se deu em tempo recorde. Na sexta-feira (27), com ajuda do governo argentino e da embaixada do Brasil no país vizinho, tudo foi solucionado e no dia seguinte, quando a feira abriu para o público, o estande da Embratur, que este ano conta com co-participação de 17 empresas e 11 destinos, estava totalmente instalado. Domingo (29) é o dia em que tradicionalmente  FIT recebe o maior público visitante. E mais uma vez o estande da Embratur deve ser um dos mais procurados. Segunda e terça, a feira abre somente para profissionais do turismo e imprensa. 

Embratur compara dados referentes aos meses de outubro deste ano e de 2016

O Rio de Janeiro (RJ) registrou um aumento de 15% no número de voos internacionais em outubro deste ano, em comparação ao mesmo período de 2016. Atualmente, são realizadas 231 frequências semanais diretas, contra 200 de outubro do ano passado.

Os dados são da Análise da Malha Aérea Internacional da Diretoria de Inteligência Competitiva e Promoção Turística da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), preparada mensalmente a partir de informações fornecidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Panrotas e companhias aéreas.

"Todos esses fatores incentivam a vinda desses visitantes. Queremos que o turista estrangeiro tenha cada vez mais meios e caminhos para chegar ao Brasil e também que o turismo represente o desenvolvimento do País, a partir da capital carioca, considerada uma das nossas principais portas de entrada", afirmou o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz.

O destino conta com voos diretos que partem de 24 cidades internacionais. São elas:  Atlanta, Houston, Miami, Orlando, New York, nos EUA; Frankfurt, Alemanha; Buenos Aires, Rosário, Córdoba, na Argentina; Santiago, Chile; Bogotá, Colômbia; Madrid, Espanha; Paris, França; Amsterdam, Holanda; Roma, Itália; Londres, Inglaterra; Lima, Peru; Lisboa e Porto, Portugal; Montevideo, Uruguai; Dubai, Emirados Árabes; Casablanca, Marrocos; Cidade do Panamá, Panamá; Zurique, Suíça.

O mais novo lançamento será neste domingo, dia 29. O Rio de Janeiro vai receber um voo direto de Roma, capital italiana. De acordo com Bruno Giovanni dos Reis, gerente de Desenvolvimento de Passageiros do RIOGaleão, isso significa a retomada do destino no mercado.  

“O aumento mostra que com o fortalecimento da imagem do Rio no cenário turístico internacional está se dando a partir do lançamento da campanha `Rio de Janeiro a Janeiro´ e com a futura facilitação dos vistos eletrônicos para turistas estrangeiros", comentou.    

Para dezembro deste ano, estão previstas mais nove frequências semanais diretas para o Rio de Janeiro, partindo de Miami, EUA.

Artur Hugen, com Ascom/Embratur