Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Joinville recebe em novembro o maior encontro sobre o sono da América Latina

Tamanho da letra A+ A-
EXPOVILLE recebe de 1 a 4 de novembro cerca de 800 profissionais para o maior encontro sobre o sono da América Latina

Cerca de 108 milhões de brasileiros têm pelo menos uma queixa de problemas com o sono de acordo com a última pesquisa realizada pelo Instituto do Sono junto à Data Folha. Ronco, sonolência, sonambulismo, apneia e sono insuficiente são alguns dos distúrbios que, segundo especialistas, poderão ser desenvolvidos em alguma fase da vida e afetar diretamente o bem-estar da população.

Devido à importância do assunto, profissionais de saúde, médicos especialistas e pesquisadores do Brasil e do exterior estarão reunidos na cidade de Joinville, SC, de 1 a 4 de novembro, para o XVI Congresso Brasileiro do Sono. Entre eles, destaque para a Dra. Debra Skene (Reino Unido), referência mundial em cronobiologia, e ao renomado pesquisador da apneia obstrutiva do sono Dr. Patrick Strollo (EUA).

As atividades acontecerão no Centro de Convenções e Exposições EXPOVILLE, localizado às margens da BR 101 e próximo de quatro importantes aeroportos: Joinville, Navegantes, Curitiba e Florianópolis.

Cerca de 800 profissionais deverão participar de um dos principais encontros científicos dedicados ao sono na América Latina promovido pela Associação Brasileira do Sono (ABS) em parceria com a Associação Brasileira de Medicina do Sono (AMBS) e a Associação Brasileira de Odontologia do Sono (ABROS).

“É um reconhecimento à cidade de Joinville receber o Congresso Brasileiro do Sono, evento de relevância internacional, que fomenta a produção intelectual e científica com impacto à saúde da população. Demonstra como a região está se consolidando como destino para feiras, congressos, exposições, palestras e outros eventos que servem de impulso para o desenvolvimento socioeconômico”, diz a gerente da EXPOVILLE e vice-presidente do Convention & Visitors Bureau da cidade Vanessa Venzke Falk.

“Optamos pela cidade de Joinville pela excelente infraestrutura aos eventos, como é o caso da rede hoteleira além do Centro de Convenções e Exposições EXPOVILLE, referência no setor e que está entre os grandes centros do país. Sua localização estratégica é mais um diferencial principalmente porque receberemos pessoas de diversas partes do país o que facilita o acesso”, comenta o presidente do congresso 2017 Dr. Jaime Matos Ferreira.

Programação terá mais de 90 palestrantes nacionais e internacionais

Mais de 50 apresentações, sete conferências além de assembléias, mesas redondas, cursos e feira de exposição de produtos fazem parte da programação do Congresso Brasileiro do Sono. Ao todo, cerca de 90 palestrantes apresentarão estudos e realizarão debates sobre patologias, tratamentos e tecnologias relacionadas ao tema assim como doenças que podem afetar desde o rendimento escolar até a produtividade no trabalho. 

“Percebemos que muitas pessoas sofrem com distúrbios do sono, mas não são diagnosticadas por desconhecerem os seus sintomas. Além disso, devido à complexidade que envolve o diagnóstico e tratamento, reconhecemos que o médico precisa de maior preparo para abordar esses distúrbios, o que nos levou a necessidade de compartilhar e discutir conhecimentos, pesquisas e experiências nessa área”, explica a diretora científica do congresso 2017 Dra. Lia Rita Azeredo Bittencourt.

Entre os especialistas estrangeiros, destaque para a Dra. Debra Skene (Reino Unido) que é referência mundial em cronobiologia - disciplina que estuda os ciclos temporais dos organismos e como eles estão sincronizados entre si - e ao renomado pesquisador Dr. Patrick Strollo (EUA). Ele é considerado um importante difusor do ensino da medicina do sono no mundo e pesquisador do tratamento da obstrução do fluxo de ar durante o repouso através da estimulação do músculo da garganta.

“Devido à repercussão do estudo sobre os mecanismos que desvendam o relógio biológico dos seres vivos, tema do Prêmio Nobel em Fisiologia ou Medicina deste ano, a palestra da Dra. Skene deve ser uma das mais concorridas”, explica o Dr. Jaime Matos Ferreira.

Artur Hugen, com Rotas Comunicação/Fotos: Dibvulgação

Serviço – XVI Congresso Brasileiro do Sono

Data: De 1 a 4 de novembro

Local: Centro de Convenções e Exposições EXPOVILLE

Mais informações: http://www.sono2017.com.br/

Sobre a EXPOVILLE

O Centro de Convenções e Exposições EXPOVILLE é considerado o maior do gênero do sul do Brasil e está localizado na cidade de Joinville - importante polo industrial, turístico e de lazer catarinense. Está situado às margens da BR-101, a 25 minutos do aeroporto da cidade, e próximo de aeroportos como Navegantes, Curitiba e Florianópolis. Recebe congressos, feiras, exposições, shows, formaturas, casamentos, palestras, entre outros eventos. A estrutura da EXPOVILLE compreende um amplo pavilhão climatizado de 11.400 m² além de 13 auditórios em diferentes formatos com isolamento acústico e internet. Possui ainda restaurante com serviço de catering e estacionamento para 2.500 veículos. Sua área externa ainda conta com restaurantes, choperia e parque com inúmeras atrações e atividades ao ar livre.

Mais informações: https://www.expoville.com.br