Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Abertura do 29ª Festuris sinaliza panorama otimista no setor turístico

Tamanho da letra A+ A-
Sartori destacou que o turismo é um setor que contribui com a economia em diferentes esferas, gerando emprego, renda e desenvolvimento

A prospecção de novos empreendimentos para o trade turístico e o fomento para geração de renda e emprego nas 27 regiões turísticas do Rio Grande do Sul foram algumas das sinalizações enfatizadas durante a abertura da 29ª Festuris - Feira Internacional de Turismo, na noite desta quinta-feira (9), no Palácio dos Festivais, em Gramado.

Mais de 1,5 mil convidados prestigiaram a solenidade, que contou com a presença do governador José Ivo Sartori. O evento segue até o próximo domingo (12), no Serra Park.

Entre os participantes e profissionais da área, foi unânime a perspectiva de um cenário promissor que vai impulsionar operações turísticas para atrair visitantes e empreendedores para o estado. “Promover o turismo é fortalecer um setor que contribui com a economia em diferentes esferas, gerando emprego, renda e desenvolvimento para 371 municípios inseridos no contexto turístico”, afirmou Sartori.

A estimativa é que em torno de R$ 280 milhões sejam movimentados em negócios. Este ano, a Festuris já atingiu 10% a mais de expositores em relação a 2016. "A melhoria de ambiente, a qualificação dos serviços turísticos e a soma de esforços de setores integrados em polos regionais são fundamentais para fomentar o turismo", acrescentou a secretária nacional de Qualificação e Promoção do Turismo, do Ministério do Turismo, Tetê Bezerra. “A continuidade de políticas públicas e a modernização das operações de turismo impactam diretamente na economia do segmento”, destacou.

Essas perspectivas consolidam o potencial turístico do RS, elevando a autoestima das comunidades. Para o secretário da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sedactel), Victor Hugo, as ações de turismo despertam oportunidades e atraem turistas potenciais. “O estado tem planejamento e estrutura de oferta turística, o que estimula a qualificação dos prestadores de serviço, ocasionando mais visitações”, salientou. O secretário foi agraciado com o 'Troféu Amigo do Festuris 2017', juntamente com outros oito expoentes do setor. Ao final, interpretou o hino rio-grandense ao som do acordeon de Renato Borguetti.

A 29ª Festuris tem 10 espaços para os públicos mais variados e conta com a exposição de duas mil marcas em mais de 400 estandes. A feira ocupa 22 mil metros quadrados e recebe mais de 14 mil profissionais de países como Argentina, Uruguai, México, Peru, Cuba, Estados Unidos, Israel, África do Sul e Etiópia. Na edição de 2016, foram gerados R$ 253 milhões durante dois dias de negócios.

A Sedactel conta com um espaço de 72 metros quadrados para promover o turismo do estado. A secretaria vai recepcionar 11 regiões turísticas gaúchas. Os representantes de cada uma delas podem distribuir material promocional e apresentar as atrações locais. As regiões entre os cooperados são: Missões, Litoral Norte, Vale do Paranhana, Costa Doce, Campos de Cima da Serra, Vale dos Sinos, Central, Porto Alegre, Yucumã, Fronteira e Uva e Vinho.

Também marcaram presença na abertura da Festuris o secretário de Comunicação, Cleber Benvegnú; o secretário de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina, Leonel Pavan; o deputado federal Afonso Hamm; e o prefeito de Gramado, João Bertolucci, entre demais autoridades, representantes do segmento turístico e hoteleiro e imprensa.

Artur Hugen, com Secom/GRS/Fotos: Karine Viana/Palácio Piratini