Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Secretário Pavan cobra mais investimentos no Turismo do Sul do país

Tamanho da letra A+ A-
Secretário da Sol, deputado Leonel Pavan, afirmou que divulgação já colocou a região Sul a frente dos estados do Sudeste na preferência do turista nacional para a próxima temporada, mas é preciso fazer mais...

O secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan, defendeu durante a abertura do congresso do Festuris e  da Feira Internacional do Turismo, em Gramado, o fortalecimento da integração turística dos três estados do Sul e novos investimentos federais na campanha de divulgação do projeto “O Sul é Meu Destino”. O evento, que está em sua 29ª edição, encerrou, no domingo.

A palestra integrou um painel que também contou com a participação da secretária Nacional de Qualificação e Promoção do Ministério do Turismo, Aparecida Maria Borges de Medeiros; do secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, Victor Hugo Alves da Silva; e do presidente da Abav/SC e secretário adjunto de Turismo de Florianópolis, Eduardo Loch.

A campanha do projeto O Sul é Meu Destino foi lançada no final de agosto em Santa Catarina pelo ministro do Turismo, Marx Beltrão. Na época, a divulgação colocou a região Sul a frente dos estados do Sudeste na preferência do turista nacional para a próxima temporada.

Na apresentação, o secretário Leonel Pavan ressaltou a importância do Sul do país para a economia nacional e destacou a série de atrações turísticas dos três estados; a privilegiada localização geográfica, entre o Mercosul e o Sudeste brasileiro; a infraestrutura aeroportuária e rodoviária, com oito aeroportos internacionais e rodovias que cruzam o Brasil; e as diversidades climáticas, com as quatro estações bem definidas, e culturais, formada pelas diferentes etnias que colonizaram a região. “A campanha do projeto O Sul é Meu Destino não pode parar. Hoje o Sul do país participa com 20% do PIB nacional e precisa ter esse retorno” argumentou.

Além do fortalecimento da divulgação turística da região Sul, Pavan defendeu uma agenda de trabalho conjunta dos três estados para 2018, a criação de novos produtos integrados para o mercado turístico e a formatação de pacotes conjuntos para venda em eventos nacionais e internacionais. “Somos unidos por natureza, agora precisamos fortalecer nosso turismo e crescermos juntos”, afirmou.

Feira e congresso

A Festuris é considerada a mais importante feira de negócios para o setor de viagens e turismo com foco para o mercado.  Para 2017 os organizadores da Feira Internacional esperam um crescimento de 10% com relação ao ano passado. A 29ª edição do evento já conta com mais de 3,5 mil profissionais credenciados e novidades como a participação de destinos internacional que virão ao Rio Grande do Sul pela primeira vez como Vietnã, Texas, Etiópia e Polônia, por exemplo.

Mais de 10 mil profissionais estão reunidos em Gramado. São 2 mil marcas entre destinos nacionais e internacionais, companhias aéreas nacionais e internacionais, operadoras, agências de viagens, órgãos públicos e iniciativa privada, mais de 8 mil compradores.

Artur Hugen, com AI da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte – SOL/Fotos: Divulgação