Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Véspera de feriado será de sol e calor em todas as regiões do sul do Brasil

Tamanho da letra A+ A-
A temperatura estará elevada com sensação de ar abafado

A véspera de feriado terá o predomínio de sol em todas as regiões do sul do Brasil. A temperatura estará elevada, com o vento soprando de nordeste a norte, fraco a moderado. E para os catarinenses que querem aproveitar o feriado nesta quarta-feira, 15, a previsão da Epagri/Ciram indica tempo estável com sol e temperatura elevada.

Já para quinta-feira, 16, a previsão é de sol com aumento da nebulosidade e condição de chuva a partir da noite, em todas as regiões, devido à frente fria e predomínio de baixas pressões. A temperatura estará elevada com sensação de ar abafado. O vento soprará de noroeste, moderado com rajadas, virando para sul no Litoral, com a passagem da frente fria na região.

Em São Joaquim mais uma geada (a 5º do mês) marca novembro como o mais frio em 63 anos

A cidade de São Joaquim, no alto da Serra Catarinense, voltou a registrar geada ao amanhecer desta terça-feira (14), proporcionando novamente um deslumbrante espetáculo paisagístico com uma ligeira camada de gelo cobrindo a relva dos campos no Vale do Caminhos da Neve, localizado cerca de 3km do centro da cidade.

A mínima registrada na estação do Caminhos da Neve, onde se formou a geada, a mínima foi 2.4ºC.

E o detalhe que mais chama a atenção é o nuance entre o branco da geada com o amarelo das flores de Maria Mole que surgem na Serra Catarinense já no final da primavera. Ver este contraste é tipicamente incomum para esta época do ano.

Esta foi a 5ª geada do mês de novembro em São Joaquim, repetindo o feito dos anos de 1999 e 2006 que também tiveram 05 geadas, mas em 2017 tem chances de novas geadas nesta e na próxima semana.

De acordo com o Climaterra as mínimas na Serra Catarinense foram de 1,5 ºC  No Vale do Pericó em São Joaquim, também de 1.5ºC em Urupema, 2.1º Bom Jardim da Serra e 3.7º na localidade de Vacas gordas no município de Urubici.

Ainda de acordo com o Climaterra este é o segundo novembro mais frio, na média, em S.Joaquim em 63 anos de dados, só perde para 1999, até ontem a média estava em 12,7°C/Inmet (12,6°C/99), está -2,0°C do normal

Artur Hugen, com Secom/GSC e Agência São Joaquim Online/Fotos: Mychell Hudyson/Divulgação