Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Ceará se firma como uma grande porta de entrada no Brasil

Tamanho da letra A+ A-
Valerie Le Quille, da Air-France; coordenador da Embratur Alisson Andrade, e presidente da Embratur, Vinicius Lummertz

Na ação desenvolvida na França para detalhar a operadores e agentes de viagens como vai funcionar o novo voo ligando Paris e Amsterdã a várias cidades do Norte e Nordeste do Brasil, a partir da chegada no hub em Fortaleza, ficou claro que, definitivamente, o Ceará funcionará como uma forte opção de entrada para os turistas que vêm da Europa para todo o norte do País.

Tanto o presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinicius Lummertz, quanto o secretário de Turismo do Ceará, Arialdo Pinho, bem como o embaixador do Brasil na França, Paulo Campos, enfatizaram essa relevância que a capital cearense passa a ter como polo receptor de turistas, bem como de emissor desses turistas para os demais destinos da região.

Lummertz voltou a destacar a importância da nova frequência de voos para a consolidação da modalidade de "low cost" (baixo custo, em inglês) no Brasil. O preço de lançamento deste voo que as empresas Air France, KLM e Gol vão para disponibilizar a partir de maio de 2018, será de aproximadamente 600 dólares para um trajeto de nove horas, direto de Paris ou Amsterdã para Fortaleza, bem abaixo dos preços praticados atualmente. "A entrada forte das empresas de low cost é uma tendência mundial", comentou o presidente da Embratur.

Após a entrada em operação deste voo e de outros, bem como com a aprovação, pelo Congresso, do projeto que prevê a abertura do capital das empresas aéreas a estrangeiros (atualmente há um limite de 20%, que pode ser ampliado a 60% ou até 100%), haverá mais competição, acredita Lummertz. Ele adiantou que a Embratur está fazendo contatos com outras empresas europeias de baixo custo buscando atrai-las para operar no Brasil. "Com a entrada em cena desse pessoal, com certeza teremos mais turistas estrangeiros se interessando pelo Brasil", arriscou Lummertz.

O secretário Arialdo está otimista. Ele trabalha com a meta ousada: o Ceará quer atingir, em dois anos, uma participação de 35% no bolo de turistas franceses que vêm para o Brasil. Em 2016, seguindo uma tendência dos últimos anos, o Rio de Janeiro foi o destino a Lazer preferido dos franceses (65,1%), seguindo de Foz do Iguaçu (22,9%), Parati (20,9%), São Paulo (19,2%) e Angra dos Reis (17,2). "Vamos aparecer bem nessa lista num curto espaço de tempo, pois além do Ceará, o turista poderá usar nosso aeroporto para ir a outros destinos de uma região próxima da Europa e com sol e água quente o ano todo", comentou o secretário.

A Air-France anunciou no workshop para profissionais do turismo, organizado pela embaixada brasileira na França e Embratur, que a conectividade será um dos pontos altos dessa nova frequência de voos. Segundo Valerie Le Quille, executiva da empresa, o acordo entre Air-France, KLM e Gol permitirá que em aproximadamente uma hora de intervalo o passageiro que veio da Europa esteja em condições de embarcar para Natal, Recife, Salvador, Belém e Manaus, num primeiro momento. A ideia é ampliar o número de cidades. "Uma das principais queixas dos passageiros da Europa que vão ao Brasil é o tempo em aeroportos. Hoje, quem chega por Recife ou Fortaleza e quer ir a Belém, talvez demore mais de 24 horas para atingir esse destino, pois tem que ir a Guarulhos ou Brasília e esperar os voos do próximo dia", comentou a executiva.

Embratur avalia que áreas de baixo custo vão aquecer o mercado

O presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinicius Lummertz, não tem dúvidas quanto a importância da entrada em cena das empresas aéreas de "low cost" (equivalente em inglês a baixo custo) para alavancar o turismo internacional m direção ao Brasil.

No início da semana, em Paris, Lummertz esteve com o secretário de Turismo do Ceará, Arialdo Pinho, na Embaixada do Brasil na França, para definir detalhes das ações que serão desenvolvidas para alavancar a procura pelo novo voo que a Air-France, em parceria com a KLM e a Gol, colocará à disposição do público a partir de maio de 2018.

Serão cinco voos por semana, direto de Paris e Amsterdã para Fortaleza e, dali, distribuindo para várias cidades do Norte e Nordeste, São Paulo e Brasília. O custo da passagem até Fortaleza ficará em torno de 800 dólares, bem abaixo dos atuais preços do mercado.

"Estamos inaugurando uma nova fase, a do low cost de verdade no Brasil. Teremos voos também de Madri para Recife. Enfim, vamos ter mais concorrência e isso só vai beneficiar o turismo internacional", comentou Lummertz. Ele acredita, ainda, que com a aprovação, pelo Congresso, do projeto que prevê aumento da participação de estrangeiros no capital das aéreas (atualmente é 20%, mas poderá chegar a 100%), o que deve ocorrer ainda este ano, a situação tende a ficar ainda melhor. A Embratur tem feito contatos com outras empresas de baixo custo, em especial europeias, para mostrar o potencial do mercado brasileiro.

O secretário Arialdo destacou que, além dos turistas, iniciativas como esta acabam atraindo investidores. Ele destacou que há algumas décadas, quando havia um grande número de ofertas de voos diretos de Lisboa para o Ceará, mais de 1.800 empresas portuguesas se instalaram no estado nordestino. "Como hub, vamos receber turistas da França e de outros países que virão direto, e sem necessidade de conexão em grandes aeroportos do centro do País para depois fazer o visitante retornar a outros destinos do Nordeste, por exemplo. Será um grande ganho para todos", resume o secretário do Ceará.

Existem 850 empresas francesas funcionando no Brasil. Muitas delas no ramo da hotelaria. A empresa que mais investe no setor, no Brasil, é a francesa Accord. A França é hoje o país europeu que mais destina turistas ao Brasil. Em 2016, foram quase 264 mil. Ainda assim, o governo brasileiro pretende intensificar ações para aumentar esse fluxo. No encontro desta terça-feira, o presidente Lummertz e o embaixador do Brasil na França, Paulo Campos, analisaram possibilidades como participação em maior número de feiras profissionais envolvendo os dois países, assim como projetos culturais, como a lavagem das escadarias da igreja de Madeleine, um dos pontos turísticos mais visitados da capital francesa.

O presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, seguirá o roteiro em Paris até esta quinta-feira, dia 16, após extensa agenda cumprida em Londres, durante a WTM, uma das maiores feiras de turismo do mundo.

Artur Hugen, com Ascom/Embratur/Fotos: Divulgação