Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Cachaçaria Velho Alambique recebe Encontro Nacional de Confrarias da Cachaça

Tamanho da letra A+ A-
Grupos se reunirão na Cachaçaria Velho Alambique que antes de um legítimo costelão gaúcho, oferecerá como principal atração a destilação simultânea em dois alambiques - de aço inoxidável e o recém adquirido de cobre

Raras vezes a expressão cenário cinematográfico pode se aplicar tão literalmente quanto ao referir-se ao pequeno município de Santa Tereza, escondidinho além do Vale dos Vinhedos, margeado pelo rio das Antas que se tornaTaquari, na Serra Gaúcha.

Pois algumas das paisagens que serviram de locação para produções como O Filme da Minha Vida, Saneamento Básico e as minisséries Quinto dos Infernos e Decameron cumprirão o mesmo papel neste sábado (18), a partir das 9h, para o 1º Encontro Nacional de Confrarias da Cachaça.

Os grupos se reunirão na Cachaçaria Velho Alambique (velhoalambique-rs.com.br), que, antes de um legítimo costelão gaúcho, oferecerá como principal atração a destilação simultânea em dois alambiques - de aço inoxidável e o recém adquirido de cobre. Detalhe: a produção é artesanal, familiar e certificadamente orgânica.

“É a primeira vez que se realiza um evento deste porte por aqui e o interessante é que foi uma demanda que partiu das próprias confrarias, que queriam conhecer e se encontrar na nossa propriedade. É uma área muito bonita, que fica no alto de uma colina, ao lado de uma linha férrea, de onde se enxerga, no vale logo abaixo, todo contorno do rio envolvendo a cidade”, descreve o diretor da Velho Alambique, Ivandro Remus.

Outro ponto alto promete ser o brinde simultâneo, via online, com a Confraria da Cachaça de Goiânia, que será criada no mesmo dia, no Centro-Oeste do país – prevista para ocorrer por volta das 13h. Para quem estará em Santa Tereza, contudo, a degustação começa bem antes.

“Como praticamente todo o trabalho é feito apenas pela família, vamos começar as duas destilações antes das 6h, para que por volta das 9h, quando as pessoas estiverem chegando, comecem a verter as duas cachaças, frescas, feitas no dia”, revela Remus.

A adesão custa R$ 50 e inclui, além do almoço e da cachaça, água e refrigerantes. Cerveja, para quem quiser dar a famosa rebatida, é paga à parte. A Velho Alambique fique na Linha Barão de Capanema, s/n (mas, com a ajuda dos moradores de Santa Tereza, é fácil de achar).

Informações direto com o proprietário Ivandro Remus, pelos telefones (54) 3456-1024 e (54) 99171-1653, ou e-mail comercial@velhoalambique-rs.com.br.

Artur Hugen, com DNF Press/Fotos: Arquivo Pessoal

AGENDA

O que: 1º Encontro Nacional de Confrarias da Cachaça

Quando: sábado (18), a partir das 9h

Onde: Cachaçaria Velho Alambique (velhoalambique-rs.com.br), na Linha Barão de Capanema, s/n. Santa Tereza (RS)

Atrações: destilação e degustação de cachaças em dois alambiques diferentes (de aço inox e cobre) simultaneamente. Almoço com costelão de gado assado à moda gaúcha

Ingresso: R$ 50 por pessoa – inclui almoço, cachaça, água e refrigerante. Cervejas são pagas à parte

Informações: pelo e-mail comercial@velhoalambique-rs.com.br ou telefones (54) 3456-1024 e (54) 99171-1653