Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Rio Grande do Sul vai sediar feira internacional de vinhos em 2018

Tamanho da letra A+ A-
Sartori recebeu o diretor-geral da empresa italiana Veronafiere, Giovanni Mantovani, no Piratin

A qualidade dos vinhos e espumantes gaúchos despertou o interesse de investidores italianos. O resultado é que o Rio Grande do Sul vai sediar uma feira latino-americana de vinhos no ano que vem, provavelmente em novembro.

A confirmação veio nesta quinta-feira (23), durante uma reunião entre o governador José Ivo Sartori, o secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect), Evandro Fontana, e o diretor-geral da empresa italiana Veronafiere, Giovanni Mantovani. A cidade escolhida foi Bento Gonçalves.

Sartori agradeceu a escolha do estado e lembrou que a imigração e a história sempre uniram o Rio Grande do Sul e a Itália. "Temos uma relação de amizade e fraternidade. A feira vai ser muito importante para destacar a qualidade dos vinhos, espumantes e sucos que produzimos na Serra gaúcha", disse.

Segundo o secretário Fontana, a possibilidade vinha sendo discutida desde 2016, quando o governador esteve na Itália em busca de parcerias e investimentos no setor vitivinícola gaúcho. "Neste ano, uma comitiva nossa visitou a sede da empresa Veronafiere, em Verona, para confirmar o interesse em realizar um grande evento para divulgar os vinhos brasileiros e, em especial, os gaúchos, no mercado mundial. Tenho certeza de que vai alavancar o setor", explicou.

Com mais de cem anos de experiência, a Veronafiere é uma das maiores empresas da Europa em organização de feiras. Anualmente, promove a Vinitaly, na Itália, considerada uma das principais feiras vinícolas do mundo. O diretor-geral, Giovanni Mantovani, afirmou que três critérios foram decisivos para escolher Bento Gonçalves. "É uma cidade que produz vinho, tem o setor organizado, com entidades de classe, conta com infraestrutura para turistas e um bom espaço para organizar um grande evento. Além disso, o RS está no centro do Mercosul", lembrou. O município também sedia a Fenavinho, evento com 50 anos de tradição nacional e internacional na promoção do vinho brasileiro. 

Hoje, segundo o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), o RS produz 90% de todos os vinhos e espumantes do Brasil, sendo que a Serra é o grande polo do setor. Também participaram da reunião no Palácio Piratini o prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, o cônsul-geral da Itália no RS, Nicola Occhipinti, e representantes da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria, da Federação das Indústrias do RS (Fiergs) e do parque de eventos Fundaparque, de Bento Gonçalves.

Artur Hugen, com Secom/GRS/Foto: Karine Viana/Palácio Piratini