Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Geada no Caminhos da Neve marca o novembro com mais geadas da história da meteorologia de São Joaquim

Tamanho da letra A+ A-
Com uma relva negativa trazendo minúsculos cristais de gelo em formação lá estava mais uma surpreendente geada

O amanhecer desta última terça-feira(28) de Novembro, em São Joaquim, no alto da Serra Catarinense, seria uma outra manhã peculiar de primavera, já beirando o verão se não fosse pelo fato de que os primeiros raios de luzes da alvorada brotassem no horizonte a uma temperatura de apenas 3.4ºC na altura do Caminhos da Neve, no vale do Santo Antão.

Com uma relva negativa trazendo minúsculos cristais de gelo em formação lá estava mais uma surpreendente geada: a “décima primeira” do mês de novembro e que estabeleceu um recorde não visto pelos últimos 63 anos de história da medição meteorológica em São Joaquim.

De acordo com o Climaterra, o recorde pertencia aos anos de 2011 e 2016 que assinalaram justamente 10 geadas no mês de novembro. Porém, em 2017, esse recorde é mais significativo, pois pela primeira vez na história São Joaquim registra um novembro mais frio que setembro na média.

Ainda de acordo com o Climaterra o mês de dezembro marcará temperaturas e chuvas abaixo da média.

Artur Hugen, com Agência São Joaquim Online/Fotos: Mychell Hudyson

Curiosidade:

A média de geadas em São Joaquim no mês de Novembro é de apenas 3 geadas – em 2017 foram 11 geadas – 3x a mais e fechando também, pela primeira vez, um Novembro mais frio que Setembro. Dois recordes estabelecidos na serra catarinense e nos campos de cima da Serra, no Rio Grande do Sul!

As mínimas do estado foram: 

3,4 S.Joaquim/F.Keiser
4,7 Urubici/Joel Faria
4,7 B.Jardim/Epagri
5,5 Urupema/Epagri.