Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Feira da Faca Artesanal estimula o setor ao valorizar trabalho manual

Tamanho da letra A+ A-
Sartori afirmou que lançamento da feira demonstra importância da cutelaria dentro da cultura do Rio Grande

Um evento para homenagear um dos símbolos da indumentária gaúcha. A 9ª Feira Gaúcha da Faca Artesanal foi lançada oficialmente nesta quinta-feira (30), no Galpão Crioulo do Palácio Piratini. Organizada pela Associação Gaúcha de Cutelaria, a exposição será nos dias 9 e 10 de dezembro, na praça de alimentação do DC Shopping, em Porto Alegre, com entrada gratuita. Cerca de 80 expositores devem participar, representando Rio Grande do Sul, São Paulo, Brasília, Argentina e Uruguai.

Durante a feira, vai acontecer uma das fases de certificação de cutelaria - que é o ofício de fabricar ou vender instrumentos metálicos de corte. Na ocasião, cerca de 10 cuteleiros ganharão o certificado da Associação Gaúcha de Cutelaria. Segundo o presidente da entidade, Marcio D'Ávila, é uma certificação inédita na América Latina. "Consideramos vários requisitos e detalhes, como a técnica, o material, o poder de corte. Isso valoriza o trabalho e agrega valor".

No almoço de lançamento, o governador José Ivo Sartori lembrou que a faca é um dos instrumentos da tradição gaúcha. "Nas lidas no campo, na pilcha ou no preparo de um bom churrasco. A cutelaria é uma arte. E as facas são verdadeiras obras de arte. Lançar a feira aqui no Galpão Crioulo tem uma simbologia. Demonstra a importância da cutelaria dentro da cultura do Rio Grande", disse.

O secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Victor Hugo, destacou a integração que o setor representa. "Esse trabalho da faca artesanal consegue aliar o passado e a tradição com o aspecto atual da geração de renda. Porque os turistas se encantam com as facas e querem presentear os familiares e os amigos com esse símbolo tão gaúcho".

A Associação Gaúcha de cutelaria foi fundada em 2008 e conta hoje com mais de 80 sócios. Foi criada para dar visibilidade ao setor. Sartori ganhou uma faca de um cuteleiro de São Borba e determinou que a feira passe a integrar o calendário oficial do Estado.

Também participaram a primeira-dama, Maria Helena Sartori, o secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, e o secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Carlos Búrigo.

Artur Hugen, com Secon/GRS/Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini