Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

InvestRS inicia coleta de dados para catálogo de investimentos

Tamanho da letra A+ A-
Novos investimentos para impulsionar desenvolvimento

O catálogo Oportunidades de Investimento no RS começou a ser elaborado na tarde desta quarta-feira (3). Prefeitos, secretários municipais de desenvolvimento e representantes de associações empresariais, parques tecnológicos e Arranjos Produtivos Locais (APLs) participaram de reuniões com o secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Márcio Biolchi; o secretário-adjunto, Evandro Fontana; e a equipe do programa InvestRS.

Além de apresentar o programa de atração de investimentos InvestRS, os encontros pretenderam estabelecer uma rede integrada e dinâmica entre Estado, prefeituras e associações empresariais para facilitar o compartilhamento de informações e, a partir disso, mapear e sistematizar necessidades e oportunidades de investimentos tanto produtivos quanto de infraestrutura, nas diferentes regiões.

"Nosso objetivo é articular todos os atores, não só do Estado, mas também os grandes catalisadores que são as administrações municipais, buscando ativamente prospectar investimentos", afirmou Biolchi.
A partir desse primeiro contato, o InvestRS encaminhará formulários para que as prefeituras indiquem perfil econômico e demográfico dos municípios, logística e projetos de infraestrutura, entre outros dados. Das associações empresariais, parques tecnológicos e APLs, são esperadas informações sobre lacunas existentes nas cadeias produtivas, tendências dos setores mais importantes e auxílio na localização de empresas dispostas a formar parcerias comerciais.

"Com essas informações sistematizadas em uma base de dados integrada, teremos condições de apresentar projetos concretos a potenciais investidores no Rio Grande do Sul", avalia o agente de desenvolvimento Christiano Ambros, integrante do InvestRS.

A expectativa é concluir o trabalho ainda neste ano, lançando o catálogo tanto em versão impressa quanto virtual. "A concorrência com outros países na atração de investimentos é muito grande. Por isso, é importante unificar as ações internacionais que já são desenvolvidas", diz o gerente de Relações Internacionais e Comércio Exterior da Fiergs, Luciano D'Andrea.

O InvestRS é uma iniciativa conjunta do governo do Estado e a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs).


Artur Hugen, com informações do GRS