Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Governo homenageia patrono-fundador do Bolshoi em Santa Catarina

Tamanho da letra A+ A-
A Medalha é uma homenagem pela contribuição que o coreógrafo Vladimir Vasiliev deu à cena cultural de Santa Catarina

O secretário de Estado de Assuntos Internacionais, Carlos Adauto Virmond Vieira, entrega a Medalha do Mérito Governador Luiz Henrique da Silveira ao coreógrafo russo Vladimir Vasiliev pela sua contribuição na instalação da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, localizada em Joinville e a única filial do renomado balé fora da Rússia. A entrega foi nesta sexta-feira, 1º de dezembro, na sede da Escola em Joinville.

"A Medalha é uma homenagem pela contribuição que o coreógrafo Vladimir Vasiliev deu à cena cultural do nosso estado. A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil nos orgulha muito não só pelo alto nível do trabalho que é realizado, descobrindo e lapidando talentos, mas por todo o projeto social que acompanha este trabalho”, comentou o governador Raimundo Colombo.

Criada pela Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais em 2015, a Medalha do Mérito Governador Luiz Henrique da Silveira é destinada a pessoas e instituições que deram contribuições de valor para as relações internacionais de Santa Catarina. “Vasiliev é considerado um dos patronos fundadores da Escola do Teatro Bolshoi, um dos cases de maior sucesso em relações internacionais do Governo do Estado”, lembrou o secretário Virmond. “Nada mais justo do que homenageá-lo com uma medalha com o nome do ex-governador Luiz Henrique da Silveira que liderou, do lado catarinense, a conquista do Bolshoi para Santa Catarina”, disse.

Para o presidente da Escola do Teatro Bolshoi do Brasil essa honraria endossa o trabalho da Escola Bolshoi e desse grande artista, na construção da Cultura no Estado e no país. “Vladimir Vasiliev junto com Luiz Henrique deixaram um legado cultural imensurável para o nosso país e um presente para nossas crianças brasileiras, que por meio da Escola Bolshoi, mudaram suas histórias, e além de uma profissão, conquistaram um aprendizado para toda a vida. E isso se deve a esses dois grandes incentivadores da arte”, comenta Valdir Steglich.

Currículo

Vladimir Vasiliev tem fama internacional como “Deus da Dança” e “Dançarino do Século”. Sua contribuição para o desenvolvimento da dança masculina no século 20 é considerada de valor inestimável. Após se formar pela Escola do Balé Bolshoi em 1958 juntou-se ao Balé Bolshoi e em breve virou a estrela. Após deixar o palco do Bolshoi em 1988 foi ativo como artista convidado em muitas companhias de balé expressivas. Durante quase 30 anos de sua carreira de 50 anos dançou para e com o Teatro Bolshoi.

Além de dançarino de balé, ao longo da carreira trabalhou como coreógrafo, diretor e professor. Entre 1986-1995 foi professor e chefe do Departamento Coreográfico do Instituto de Arte Teatral do Departamento de Estado. Vasiliev também foi diretor geral do Teatro Bolshoi. Como diretor geral, foi dele a palavra final para fundar uma escola do Balé Bolshoi no Brasil em 2000. Desde sua aposentadoria do Bolshoi em 2000 continuou sua atividade artística com coreógrafo visitante.

Artur Hugen, com Secom/GSC/Fotos: Divulgação