Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Amures apoia restruturação do turismo no Cerrito

Tamanho da letra A+ A-
O encontro na fazenda Rancho de Tábua mobilizou cerca de 30 pessoas e serviu para motivar o grupo com vistas a fortalecer a atividade

Empreendedores de turismo de São José do Cerrito integrantes da Associação Aconchego da Serra realizaram na semana passada, reunião para discutir as ações para 2018 e futuras parcerias com a prefeitura e Amures. O encontro na fazenda Rancho de Tábua mobilizou cerca de 30 pessoas e serviu para motivar o grupo com vistas a fortalecer a atividade.

Conduzida pelo presidente Zito Rogério Bitencourt e pelo vice, Aures André Muniz dos Santos, o primeiro assunto da pauta foi apresentar a composição da diretoria eleita em 9 de setembro passado. Participaram na reunião a secretária executiva da Amures Iraci de Souza e dentre outros convidados, a secretária de Educação Cultura e Desporto de São José do Cerrito Ana Maria Marcon dos Santos.

Em seguida, cada membro da associação relatou sobre suas atividades e fez depoimentos sobre melhorias que podem ser implementadas através do turismo. Um deles, foi o vice-presidente da Associação Aconchego da Serra que morava em Blumenau e se mudou para São José do Cerrito com objetivo de montar uma pousada rural.

 “Já montamos uma estrutura razoável de galpão na localidade de Boa Parada e damos aporte servindo costelão nas Feiras de Gado e almoços em eventos. Meu foco é pousada rural já recebo pessoas de outras regiões. Só precisamos do apoio do poder público para manter os acessos em boas condições”, declarou Aures dos Santos.

Dentre as áreas de turismo representes na reunião estavam setores como vitivinicultura, produção de peixes, mel, queijaria, frango caipira, cavalgadas, fazendas de turismo rural, pecuária de corte e até proprietário de salão de bailes.

Uma proposta da Aconchego da Serra será construir um calendário de eventos em parceria com a prefeitura. E também iniciarão a partir de janeiro, a visitação entre as propriedades com troca de informações e experiências.

 

Disciplina de turismo nas escolas municipais

 

A Aconchego da Serra articula para fortalecer suas ações, já que a pavimentação da SC-120 entre Curitibanos e São José do Cerrito será o principal corredor para atrair visitantes às propriedades. Um dos pleitos da associação é que a obra tenha continuidade até Campo Belo do Sul, passando pela vinícola Abreu Garcia.

A secretária executiva da Amures Iraci de Souza, disse que através do Conserra a Aconchego da Serra pode receber apoio estratégico de fortalecimento e consolidação. “Estamos realizando o levantamento dos pontos turísticos e no início do ano nossa equipe virá para São José do Cerrito, porque a partir desse diagnóstico podemos planejar as ações e buscar recursos”, disse a secretária executiva da Amures.

A secretária de Educação Cultura e Desporto de São José do Cerrito, Ana Maria Marcon, assumiu o compromisso com o os membros da Aconchego da Serra de oficializar o Conselho Municipal de Turismo, que ajudará a pensar as ações do setor. “O Conselho será importante para fomentar o turismo e agregar valor aos produtos existentes”, frisou Ana Maria Marcon.

Ela acolheu proposta da diretoria da Aconchego da Serra de incluir na grade do ensino municipal, a disciplina de turismo para que a atividade se transforme numa indústria de economia forte.

Artur Hugen, com AI, Onéris Lopes/Amures/Foto: Divulgação