Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Comissão Senado do Futuro debaterá crise hídrica no DF em audiência pública

Tamanho da letra A+ A-
Comissão aborda o problema da falta de água da capital federal

A Comissão Senado do Futuro (CSF) dará continuidade ao ciclo de debates sobre a crise hídrica que afeta o Distrito Federal e o Entorno desde o fim de 2016. Na segunda-feira (11), a comissão realizará audiência pública sobre o tema, que já foi debatido em maio.

O objetivo das discussões é abordar o futuro das capitais e das cidades de porte médio que sofrem restrições de abastecimento de água.

O colegiado deverá debater as possíveis medidas para evitar, em um futuro próximo, uma crise social e ambiental provocada pela escassez de água e pelo manejo inadequado de fontes naturais e reservatórios artificiais.

Também deverão ser discutidas estratégias para frear o processo de desertificação – caracterizado pela diminuição ou perda da umidade de um determinado solo –, que afeta biomas brasileiros como o Cerrado. A intenção é verificar que situações são originárias da ação do ser humano e quais as medidas legislativas cabíveis para alterar esse canário.

A iniciativa do debate é do presidente da comissão, senador Hélio José (Pros-DF). Entre os convidados estão o presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa), Paulo Sérgio Bretas de Almeida Salles; o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos da Universidade de Brasília (UnB), Carlos Henrique Ribeiro Lima; e Og Pereira de Souza, conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil no DF.

Também é esperada a presença de um representante do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Distribuição e Purificação de Água e em Serviços de Esgotos no DF (Sindágua).

Artur Hugen, com Agência Senado/Fotos: Divulgação

Serviço

A audiência está marcada para às 16h, na sala 13 da Ala Alexandre Costa e terá caráter interativo, com a possibilidade de participação popular. Quem tiver interesse em participar com comentários ou perguntas pode enviá-los por meio do Portal e-Cidadania e do Alô Senado, por meio do número 0800612211.