Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

CMO promove debate sobre deficit da Previdência

Tamanho da letra A+ A-
Senado catarinense Dário Berger(PMDB) presidente a CMO

A Comissão Mista de Orçamento realiza audiência pública nesta terça-feira (12/12) para discutir o deficit da Previdência Social. O deputado Domingos Sávio (PSDB-MG), autor do pedido de debate, disse que a ideia é esclarecer a população sobre os números.

"Vai ser uma oportunidade de colocar frente a frente, olho no olho, aqueles que afirmam que há deficit - que são o próprio ministro da Previdência, o ministro do Planejamento - e do outro lado os que afirmam que não há deficit, como o senador Paulo Paim (PT-RS), a Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), e ali ao centro, vamos dizer assim, o Tribunal de Contas com a auditoria que foi feita, a contabilidade pública. Porque a gente não pode ficar sendo refém de um debate em que existam duas verdades antagônicas. Alguém está mentindo", justificou.

Para Domingos Sávio, não é possível votar a reforma da Previdência sem ter a questão do deficit esclarecida. "Só depois de uma discussão bem aberta, bem franca, é que nós podemos pensar em votar qualquer coisa. Não podemos votar algo que a própria população não está compreendendo", destacou.

Domingos Sávio disse que foi procurado até por cidadãos já aposentados, pedindo para que não apoiasse a reforma. Ele então esclareceu que as mudanças propostas não mexem com os já aposentados e nem com quem já tem direito adquirido à aposentadoria pelas regras atuais.

Artur Hugen, com Agência Câmara e Senado/Foto: Divulgação