Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Interligação de macroadutora foi uma das maiores operações da Casan

Tamanho da letra A+ A-

Uma das mais complexas operações da Casan está concluída com o restabelecimento do Sistema de Abastecimento de Água da Região Metropolitana. A obra realizada para interligar a maior adutora do Estado, de 1.200 mm, se encerrou ainda na sexta-feira à noite. A operação exigiu a redução da pressão e volume para boa parte da Grande Florianópolis durante a sexta, 8, sendo religada a pleno (vazão e pressão normal) às 23h50 do mesmo dia.

As fotos dão uma ideia da grandiosidade das peças e das escavações necessárias (a cerca de 4 metros de profundidade), bem como os cuidados extras de escoramentos que tiveram de ser tomados. A peça principal, em formado de “Y”, era maior do que a carroceria de um caminhão. Foram 24 horas ininterruptas de trabalho, das 5h da manhã de sexta às 5h de sábado, na pista marginal da BR-101, na altura do Bairro Forquilhinhas, em São José.

A interligação de sexta-feira foi a penúltima parte de implantação de 15,6 quilômetros desta grande rede. O traçado da Adutora 1.200 mm se estende desde a Estação de Tratamento de Água localizada do Morro dos Quadros, em Palhoça, até a entrada da Capital. É a maior tubulação da Casan no Estado, trazendo água dos rios Pilões e Cubatão para o Sistema Integrado da Grande Florianópolis. Esta é a principal obra da Operação Verão 2018, com investimento de R$ 24,6 milhões.

Última etapa da obra

Na próxima quarta ou quinta-feira, deverá ser feita uma interligação semelhante, desta vez próximo ao Supermercado Angeloni, em Capoeiras (Continente). A Casan vai divulgar nesta segunda - em comunicados oficiais de rádios, à imprensa em geral e pelas suas redes sociais - a data e horário desta nova obra, que exigirá o corte do abastecimento por cerca de 12 horas em parte de Florianópolis, mais especificamente na Ilha. Será a última etapa antes de colocar a Adutora 1.200mm em operação plena, melhorando o abastecimento de toda a região metropolitana.

A Casan pede desculpas pelos transtornos, mas sabe que está fazendo uma obra com benefícios perenes. Na manhã deste domingo, apenas pontas de rede do município de Biguaçu e áreas da chamada Bacia do Itacorubi (na Ilha) ainda estavam com baixa pressão. A demora na região do Itacorubi/Saco Grande/João Paulo deveu-se também ao rompimento de uma outra rede, de 300mm, que traz água do Norte da Ilha, mas cujo conserto está sendo providenciado.

Mais de 30 trabalhadores estiveram envolvidos, entre engenheiros e operários da Casan e da construtora Stemag, além de dois caminhões munck, um guindaste, uma escavadeira hidráulica, duas retroescavadeiras, três caçambas-basculantes, um caminhão-pipa e dois caminhões modelo hidrovácuo. A operação também contou com equipamentos menores, como motodiscos, motosserras e rolo compressor.

Artur Hugen, com Secom/GSC/Fotos: Casan