Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

BRDE assina convênio com Ministério do Turismo para operar recursos do FUNGETUR

Tamanho da letra A+ A-

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul - BRDE assinou, na última semana, em Maceió, o convênio com o Ministério do Turismo que vai permitir que a instituição de fomento passe a operar com recursos do Fundo Geral de Turismo (Fungetur). Os recursos têm como objetivo financiar a implantação, ampliação, modernização ou a reforma de empreendimentos turísticos como hotéis, pousadas, restaurantes, agências de viagens e parques temáticos, entre outros.

A iniciativa vai permitir que o BRDE some às suas atuais linhas de crédito os recursos do Fungetur para financiar empreendimentos turísticos em toda a Região Sul por meio do programa BRDE Protur - Programa de Fortalecimento do Turismo. Para o vice-presidente e diretor de Acompanhamento e Recuperação de Créditos do BRDE, Neuto Fausto De Conto, o acordo mostra que o BRDE está alinhado com as diretrizes dos governos da Região Sul.

“A campanha O Sul é o meu Destino, lançada recentemente, é uma das iniciativas comuns dos três estados do Sul junto ao Ministério do Turismo para a promoção e divulgação conjunta dos Estados do Paraná, Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Mas o fortalecimento do setor passa também pela modernização dos equipamentos e ampliação da oferta de serviços, e o BRDE poderá ser parceiro dos empreendedores do setor na oferta de crédito”, explica De Conto.

Segundo o vice-presidente do banco, Santa Catarina tem potencial para se destacar ainda mais no Turismo, ampliando sua participação no PIB brasileiro. Isso porque a fatia do turismo na economia brasileira representa mais de 3% do PIB do país. Estima-se ainda que, para o ano de 2022, o Turismo seja responsável por 3,63 milhões de empregos. O turismo também é um eixo de desenvolvimento importante para reduzir desigualdades regionais.

O BRDE é um dos oito agentes financeiros credenciados pelo Ministério do Turismo para operar com recursos do Fungetur, que foi oficialmente lançado no Encontro de Ministérios de Turismo do Mercosul, com a presença do Ministro Marx Beltrão em Maceió, na próxima quinta-feira (7).

Artur Hugen, com Ascom/BRDE/SC/Foto:Divulgação