Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Retomada de investimentos em ferrovias é tema de encontro na Farsul

Tamanho da letra A+ A-
Segundo o vice-presidente da Frente Parlamentar das Ferrovias, deputado Jerônimo Goergen (Progressistas-RS), o encontro ficou acertado ainda em novembro, quando uma comitiva viajou até a sede da empresa, em Curitiba, para dar início às tratativas

O vice-presidente da Rumo-ALL, Darlan de David, reuniu-se em Porto Alegre nesta semana para discutir o plano de retomada de investimentos da companhia para as ferrovias gaúchas. O executivo será recebido por empresários e lideranças políticas na sede da Farsul. 

Segundo o vice-presidente da Frente Parlamentar das Ferrovias, deputado Jerônimo Goergen (Progressistas-RS), o encontro ficou acertado ainda em novembro, quando uma comitiva viajou até a sede da empresa, em Curitiba, para dar início às tratativas.

Segundo o parlamentar, nesta segunda rodada de debates estarão reunidos os grandes setores econômicos interessados no modal ferroviário. “Os executivos da Rumo-ALL ficaram de definir alguns terminais prioritários.

O fato é que a malha exige melhorias, uma fez que a falta de investimentos ao longo dos anos comprometeu a infraestrutura”, ponderou Jerônimo. O parlamentar destaca que, em Curitiba, o presidente da companhia, Julio Fontana Neto,confirmou a disposição em retomar os investimentos na malha ferroviária gaúcha em 2018. “Agora, vamos conhecer um pouco mais desse plano de investimentos”, finalizou Jerônimo.

Beneficência dá primeiro passo rumo à reestruturação

A diretoria da Beneficência Portuguesa de Porto Alegre encaminhou nesta semana, ao Ministério da Saúde, pedido de consultoria ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS).

Trata-se de uma ferramenta de capacitação de recursos humanos e apoio ao desenvolvimento de técnicas e operações de gestão em saúde.

Este é o primeiro passo da instituição rumo à reestruturação administrativa e financeira. O hospital corre sérios riscos de fechar as portas e encerrar o atendimento à população.

O pedido de consultoria ao PROADI-SUS foi encaminhado durante reunião com o ministro da Saúde, Ricardo Barros. Também participaram do encontro representantes da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).  A entidade está disposta a colaborar com o reerguimento da Beneficência, oferecendo a experiência de seu corpo técnico. De acordo com o professor da UFCSPA, Paulo Roberto Ott Fontes, o objetivo “é ofertar trabalho e ajudar neste grande esforço. Nos comovemos com a mobilização da comunidade e esperamos que todos se unam neste momento”, explicou. Fontes ressaltou o empenho do ex-Secretário Estadual de Saúde, Germano Bonow, que vem liderando a mobilização em torno da Beneficência Portuguesa.

Na avaliação da reitora da UFCSPA, Lucia Campos Pellanda, a situação da instituição é bastante complexa e precisa da colaboração de vários entes da sociedade. “A universidade está oferecendo sua capacidade técnica como um dos possíveis colaboradores para recuperar o hospital para a sociedade gaúcha, o que é muito importante. Então, nós queremos ajudar de alguma forma”, afirmou Pellanda. A reitora disse ainda que a Beneficência sempre foi um dos locais de prática para estudantes e profissionais da saúde.

A audiência com o ministro da Saúde foi articulada pelo deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), que garantiu o apoio de Ricardo Barros ao pedido de consultoria. “Nós pedimos um suporte do Ministério da Saúde para um reinício da Beneficência Portuguesa. O ministro já garantiu esse suporte, para que um novo projeto possa assumir e qualificar gestão, trazendo atividade plena ao hospital. Nós vamos ter que começar de novo. A estrutura é boa, mas não consegue funcionar neste momento”, argumentou. Segundo Jerônimo, já na próxima semana será possível dar início ao planejamento da nova gestão.

Artur Hugen, com Apolos Paz/AI/Gabinete: Fotos Divulgação