Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Governador e vice inauguram acesso ao Farol de Santa Marta em Laguna

Tamanho da letra A+ A-
governador Raimundo Colombo e o vice Eduardo Pinho Moreira inauguraram nesta sexta-feira, 15, a pavimentação asfáltica do acesso ao Farol de Santa Marta, em Laguna, uma antiga reivindicação da comunidade

O governador Raimundo Colombo e o vice Eduardo Pinho Moreira inauguraram nesta sexta-feira, 15, a pavimentação asfáltica do acesso ao Farol de Santa Marta, em Laguna, uma antiga reivindicação da comunidade. Para pavimentação do acesso, o Governo do Estado investiu, por meio do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) e Secretaria de Estado da Infraestrutura, de R$ 3,9 milhões, do Pacto por SC.

“É uma região importante. Nossa preocupação era que se passasse mais um verão sem a obra pronta. Queríamos entregar até dezembro e conseguimos. Então fica nosso reconhecimento ao empenho de todos os envolvidos. O Farol de Santa Marta é uma obra emblemática para Santa Catarina, pois representa valores, belezas, potenciais de desenvolvimento e um povo que preservou a sua história. Laguna é uma cidade especial e é muito bom ver essa perspectiva de desenvolvimento, com toda infraestrutura sendo melhorada”, disse o governador.

O vice-governador disse que o acesso é uma conquista histórica. Lembrou que desde criança frequenta o farol. “Era uma viagem para chegar até aqui. Hoje o asfalto está trazendo o progresso, qualidade de vida para aqueles que moram aqui e vai estimular o turismo, que é uma atividade econômica impressionante e importante para Laguna e toda região”, disse. 

O novo acesso, com 2,4 quilômetros de extensão, recebeu os serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem, obras de arte corrente, sinalização, obras complementares, obras de arte especiais e serviços diversos. Acompanharam o ato o presidente do Deinfra, Wanderley Agostini, os secretários da Infraestutura, Luiz Fernando Vampiro, da Justiça e Cidadania, Ada Faraco de Luca, de Articulação Nacional, Acélio Casagrande, da ADR de Laguna, Luiz Felipe Remor, deputados, outras autoridades e comunidade. 

O secretário da Infraestrutura, Luiz Fernando Vampiro, salientou que a obra é muito importante para Santa Catarina e para o país. “É muito mais qualidade e com um visual que encanta a todos que conhecem. Ela é uma estrada humanizada, moderna com via de acesso, ciclofaixa e pista de caminhada. E, daqui uns dias, será feito o deck de madeira tratada com visual para o mar, nos metros finais da estrada”, explicou.

Aleém de levar ao Farol de Santa Marta, o trecho liga a comunidade à SC-100 que liga Laguna a Jaguaruna - e durante todo o ano é o acesso de visitantes a 11 praias. O farol foi construído em 1891 por franceses e é considerado o maior da América Latina, com 29 metros de altura.

“Aqui tem muita beleza e história. Essa obra era de fundamental importância para a comunidade e para o desenvolvimento do turismo”, salientou o presidente Wanderley Agostini. 

“Esta obra representa um novo passo para o desenvolvimento social, econômico e turístico, garantindo agilidade no deslocamento dos moradores, com mais segurança; além de auxiliar no turismo e alavancar a economia da região”, ressaltou o prefeito de Laguna, Mauro Vargas Candemil. 

A importância para comunidade

O morador João Schmitz, proprietário de uma pousada e restaurante, destacou que a obra vai melhorar a qualidade de vida dos moradores e turistas. “Temos a pousada desde 1970, era dos meus avós. Eles sempre sonharam com este acesso que hoje se torna realidade. O acesso era complicado, às vezes os carros quebravam, sem falar na poeira e no barro.

Uma grande conquista a entrega desta obra

“Para nós é uma satisfação ver essa obra pronta. Contamos agora com um acesso de qualidade, e a ciclovia ficou linda. Sentimos que vai trazer muito benefícios para os pescadores, moradores e turistas. Ela vem aprimorar nossa região com a beleza que ela tem”, relatou a vice-presidente da Associação de União dos Pescadores da região da Ilha, Maria Aparecida Ramos.

Artur Hugen, com Secom/GSC/Foto: Julio Cavalheiro/Secom