Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Parques de Santa Catarina terão funcionamento alterado durante as festas de final de ano

Tamanho da letra A+ A-
Trilha Ecológica do Rio Vermelho, em Florianópolis

Os amantes da natureza que quiserem aproveitar os parques estaduais administrados pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma) devem ficar atentos aos dias de funcionamento durante as festas de fim de ano.

Os parques Serra do Tabuleiro, na Grande Florianópolis, Fritz Plaumann, em Concórdia e Araucárias, em São Domingos, fecham de 22 de dezembro a 9 de janeiro. O Parque do Rio Vermelho, em Florianópolis, fecha nos dias 24, 25, 26 e 31 de dezembro e 1º de janeiro. Nos demais dias, o funcionamento é normal.

O Parque do Rio Vermelho, no Norte da Ilha de Santa Catarina, tem uma trilha ecológica que abriga animais resgatados de tráfico ou vítimas de maus tratos. A entrada para visitação agora é cobrada. O valor é R$ 12 por pessoa. Crianças de até cinco anos não pagam; moradores do entorno e pessoas acima de 60 anos pagam meia e professores e responsáveis que estiverem acompanhando grupos não pagam desde que não ultrapasse 10% do total de visitantes. O parque também possui área para camping, onde os campistas têm a opção de passar o dia sem pernoitar. As reservas devem ser feitas com antecedência. 

“Amar e preservar a natureza são algumas das importantes lições que os visitantes aprendem nos parques enquanto se divertem”, explica o gerente das Unidades de Conservação da Fatma, Gilberto Morsch.

Parque do Rio Vermelho (Florianópolis)

Fecha nos dias 24, 25, 26 e 31 de dezembro e 1º de janeiro.

Funciona, das 10h às 17h 
Trilha Ecológica: email: trilha@fatma.sc.gov.br ou página no facebook.com/trilhadoriovermelho
Camping: email: campingriovermelho@fatma.sc.gov.br ou facebook.com/campingriovermelho

Parque Fritz Plaumann (Concórdia)

Entrada gratuita
Fecha dia 22 dezembro e reabre dia 10 de janeiro
Atende às quartas, quintas e sextas-feiras das 8h às 17h, sábado das 9h às 17h e domingo das 13h às 18h 
Contato: http://parquefritzplaumann.org.br/agendamento

Parque das Araucárias (São Domingos)

Entrada gratuita
Fecha dia 22 dezembro e reabre dia 10 de janeiro
Funciona normalmente de quarta-feira a domingo, das 9h às 17h
Fone: (49)9132-4969/ email: grimpeiro@gmail.com

Parque Serra do Tabuleiro (Palhoça)

Entrada gratuita
Fecha dia 22 dezembro e reabre dia 10 de janeiro
Recebe visitantes normalmente de quarta-feira a domingo, das 9h às 16h
Contato: (48) 3286.2624/ email: centrodevisitanestabuleiro@gmail.com

Texto: Anne Caroline Anderson

Pesquisa vai levantar perfil e expectativa dos turistas em Santa Catarina

A Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte começou nesta semana, duas pesquisas de perfil dos turistas que visitarem Santa Catarina até o dia 28 de fevereiro. Uma será feita no Aeroporto Hercílio Luz, na Capital, e outra no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) de Dionísio Cerqueira, na fronteira com a Argentina. 

"As pesquisas serão realizadas com públicos diferentes, mas terão o objetivo de conhecer os visitantes e ouvi-los sobre expectativa e estrutura do Estado, buscando subsídios para planejar e atender de forma mais assertiva as próximas temporadas de Verão", destaca o secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan.

Serão feitas 500 entrevistas em Florianópolis e outras 500 no posto do Extremo-Oeste. A pesquisa no aeroporto será a primeira do gênero realizada pela SOL na Capital. As entrevistas serão feitas com visitantes nacionais e internacionais e ocorrerão na sala de embarque do terminal. A intenção é buscar a impressão do visitante sobre Santa Catarina ao final de sua estadia, seu perfil e tempo de permanência.

Em Dionísio Cerqueira, a pesquisa será feita pelo segundo ano consecutivo. Diferente da apuração na Capital, as entrevistas serão feitas apenas com turistas estrangeiros e na entrada, por via terrestre, dos visitantes ao Estado. O objetivo é saber as expectativas, quem são e o que os atrai a Santa Catarina. Na temporada passada foram 417 entrevistas entre os dias 1º de janeiro e 28 de fevereiro. Entre os entrevistados, 93,8% eram argentinos e 6% eram paraguaios e 0,2%, chilenos.

Conforme o levantamento, 70,3% dos entrevistados afirmaram que ficariam entre seis e 15 dias em Santa Catarina. Florianópolis foi o destino final mais citado, sendo indicado por 31,8% dos entrevistados, seguido de Balneário Camboriú (24,5%), Itapema (16,7%) e Bombinhas (14,4%). Outros destinos catarinenses mencionados foram São Francisco do Sul, Itajaí, Governador Celso Ramos, Garopaba, São Miguel do Oeste, São João do Oeste, Xaxim, Xanxerê, Penha, Itapoá e Camboriú, que juntamente com destinos de outros estados (Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro) somaram 12,6%.

Artur Hugen, com Secom/GSC/Fotos: Foto: Divulgação / Fatma/Luiz Roberto Francisconi/SOL