Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Aprovação dos céus abertos pode aumentar fluxo de americanos em até 47%

Tamanho da letra A+ A-
O estado de Santa Catarina deu importante passo rumo à internacionalização, o que significa trazer mais turistas estrangeiros

O Brasil poderá receber um número muito maior de turistas norte-americanos (os EUA ocupam o segundo lugar do ranking dos que mais enviam viajantes ao nosso País). Estudos da IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo) estimam que o movimento de passageiros estadunidenses para o Brasil pode crescer 47%, após a aprovação pela Câmara dos Deputados, nesta semana, do acordo de céus abertos que permitirá uma ampliação no número de voos dos Estados Unidos para o País e vice-versa.

A matéria agora terá de ser analisada pelo Senado. Para o presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinicius Lummertz, a aprovação é um passo adiante na modernização e na internacionalização do Brasil.

“Sem limites de frequências, vamos ter mais voos. E, com o visto eletrônico, que será lançado no próximo 25 de janeiro nos EUA, o fluxo turístico internacional em direção ao Brasil vai crescer ainda mais. O movimento ficará mais completo com a aprovação das reformas do [plano Brasil] Mais Turismo, com a Embratur reforçada e com a abertura do capital das aéreas em 2018”, afirma o presidente.

Ainda de acordo com a IATA, o acordo de céus abertos com os Estados Unidos já foi assinado por 120 países, dos quais cinco estão no continente sul-americano (Chile, Colômbia, Paraguai, Peru e Uruguai). “Em todos, houve um aumento significativo dos voos, com benefícios para os passageiros e promoção do desenvolvimento dos setores aéreo e de turismo”, completa Lummertz.

Para o presidente da Embratur, no dia a dia, o acordo servirá para que as empresas ampliem a oferta de voos, além de expandir e fortalecer o transporte de carga. Com isso, haverá impacto na geração de empregos e contribuirá para o crescimento do Brasil, com desdobramentos e ramificações dos benefícios para outros setores da economia e da sociedade.

“Quebrando entraves burocráticos, o Brasil consegue avançar de maneira mais eficaz, impulsionando a economia e fortalecendo diversos setores da cadeia produtiva, como nesse caso o da aviação comercial”, reforça Lummertz. Segundo o presidente, a modernização da legislação e abertura do País para o mercado internacional traz diversos benefícios para o nacional. “Ao passo que provemos maior segurança jurídica, atraímos mais investimentos e oportunidades para o Brasil. Nesse caso, temos também a chance de estimular o fluxo de turistas para o País, ou seja, duas fontes de receitas: os turistas estrangeiros e os investimentos das companhias aéreas”, complementa Lummertz.

Ampliação do aeroporto de Florianópolis promove globalização do Santa Catarina

O estado de Santa Catarina deu importante passo rumo à internacionalização, o que significa trazer mais turistas estrangeiros. O presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, anunciou que a empresa concessionária que assumirá o Aeroporto Hercílio Luz, a partir de janeiro, irá ampliar a pista em 500 metros, o que possibilitará ao aeroporto receber mais voos internacionais. “A ampliação da pista amplia definitivamente a internacionalização de Santa Catarina que, além dos turistas argentinos, estará pronta para receber mais turistas americanos e europeus, conectando o estado com o mundo”, afirmou Lummertz.

O secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, Marcelo Cruz, garantiu que no dia 12 de janeiro de 2018 será oficializada a licença do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) que autoriza a construção do traçado alternativo de acesso ao aeroporto da capital Florianópolis e possibilitará que Floripa Airport inicie as obras de construção do novo terminal.

O diretor executivo do Floripa Airport, Tobias Markert, comemorou o anúncio e espera que a obra fique pronta sem atrasos. “Estou feliz com a decisão tomada hoje e agradeço o suporte da Embratur para chegarmos a este momento. Acredito que será um grande passo na direção certa para o início da construção do novo terminal”, disse.

Participaram da audiência no Ministério do Meio Ambiente o vice-governador de Santa Catarina Eduardo Pinho Moreira, o prefeito de Florianópolis Gean Loureiro, os senadores Dário Berger (PMDB-SC) e Dalírio Beber (PSDB-SC), o deputado federal Mauro Mariani (PMDB-SC) e o secretário de Estado do Turismo de Santa Catarina, Leonel Pavan, além do diretor do ICMBio, Marcelino de Oliveira que assumiu compromisso da liberação da autorização para a obra.

O senador Dário Berger afirmou que a construção da estrada e a ampliação do aeroporto trarão impactos positivos para o estado. “O tamanho da comitiva catarinense presente a esta reunião mostra a relevância da aprovação desta obra para a ampliação do aeroporto. Trata-se de uma obra vital para o futuro econômico e social de Santa Catarina”, defendeu.

Segundo o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro a obra beneficiará não apenas os turistas nacionais e internacionais que utilizam o equipamento, mas a população da capital. “A construção da estrada resolverá o problema de acesso ao aeroporto, um dos maiores entraves de mobilidade da cidade e beneficiará mais de 100 mil pessoas”, completou.

Com a anuência oficial do ICMBio, a previsão é que a licitação para a construção do trecho e 2,1 quilômetros seja feita no início de 2018. A concessionária do aeroporto espera inaugurar o novo terminal no início do segundo semestre de 2019.

Artur Hugen, com Ascom/Embratur/Fotos: Divulgação