Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Lideranças discutem estratégias de segurança para setor produtivo da maçã em São Joaquim

Tamanho da letra A+ A-
Governador Colombo e lideranças de São Joaquim, na colheita da maça Fuji, ano passado

Foi realizada reunião com lideranças de São Joaquim para discutir o planejamento estratégico de segurança pública, com enfoque na forma de contratação de mão-de-obra na safra da maçã.

O encontro contou com a presença de representantes da Associação dos Produtores de Maçã e Pera de Santa Catarina (Amap), Ministério Público, Cooperativas, Empresas de maçã, Polícia Civil, Polícia Militar, Associação Serrana dos Engenheiros Agrônomos, Núcleo dos Técnicos Agrícolas de São Joaquim, OAB, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Prefeitura de São Joaquim e ADR São Joaquim, entre outros.

O presidente da Associação Gaúcha dos produtores de Maçã (Agapomi), Eliseu Zardo Boeno, explicou a sistemática implantada em Vacaria desde 2002, quando os produtores se uniram para buscar reduzir índices de criminalidade nos pomares. “O Plano de Vacaria busca eficiência na contratação de profissionais para trabalharem no período da safra, bem como, buscar mais segurança aos produtores e moradores do município de Vacaria, por meio da triagem de pessoas contratadas para o serviço de mão-de-obra. O diferencial é que lá temos apenas 90 produtores e aqui em São Joaquim são mais de 1.700 produtores, então é preciso encontrar um método adequado para ser implantado aqui”, explicou o presidente.

Como encaminhamento do encontro foi realizada uma reunião em dezembro, onde foi traçada uma metodologia a ser implantada em São Joaquim. A Amap se comprometeu em realizar uma Assembleia Geral da Associação, no dia 15 de janeiro de 2018, com o objetivo de sensibilizar os produtores rurais quanto a necessidade deste Plano.  

Comitiva de São Joaquim vai a Vacaria no RS conhecer as estratégias do Plano Safra

Um grupo liderado pela Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) São Joaquim fez uma visita técnica ao município de Vacaria, no Rio Grande do Sul,  para conhecer as estratégias do Plano Safra, implantado em Vacaria desde 2013. O Plano busca eficiência na contratação de profissionais para trabalharem no período da safra da maçã, bem como, para buscar mais segurança aos produtores e moradores do município de Vacaria, por meio da triagem de pessoas contratadas para o serviço de mão-de-obra.

A comitiva contou com a presença da secretária Executiva da ADR, Solange Scortegagna Pagani; o prefeito de São Joaquim, Giovani Nunes; o presidente da Câmara de Vereadores, Sergio Oliveira de Souza; o vice-presidente da Associação dos Produtores de Maçã e Pera de Santa Catarina; Jonas Alberto Zandonadi e representantes do Núcleo Executivo Regional do Programa Crescendo Juntos, Epagri, Polícia Civil, Polícia Militar, Secretarias Municipais de Assistência Social e Agricultura.

O grupo foi recebido pelo presidente da Associação Gaúcha dos produtores de Maçã, Eliseu Zardo Boeno; o vice-presidente Ermano Varaschin Junior e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vacaria, Sergio Poletto, que apresentaram o funcionamento do Plano. De acordo com o presidente, a associação contrata um estagiário que, no período das contratações de mão-de-obra, se estabelece na delegacia e preenche uma ficha cadastral de cada indivíduo, sendo apurados na delegacia, se o indivíduo tem antecedentes criminais. 

“Além desta ação, na chegada dos ônibus à cidade, a Polícia Rodoviária faz uma revista para averiguar se todos possuem documentos. Esse processo é eficaz devido ao fato de que os empresários da maçã buscam os possíveis contratados de ônibus e depois devolvem na origem. Entre outras ações, a polícia recebe, neste período, reforço das brigadas civil e militar e também um veículo para as rondas”, explicou.

Segundo dados da Associação, no primeiro ano de implantação do Plano Safra, foram presas 120 pessoas em Vacaria. Já no último ano, 19 prisões foram efetuadas. O município de Vacaria recebe em torno de 10 mil pessoas na safra, as quais são alojadas nas empresas que contratam. Para regulamentar o Plano Safra foi firmado um TAC entre Ministério Público e produtores.

Essa viagem técnica é uma das ações propostas pelo Núcleo Executivo Regional do Programa Crescendo Juntos, programa de redução das desigualdades regionais, que apontou a problemática de segurança do período da safra no município de São Joaquim.

Artur Hugen, com Secom/GSC/Fotos: Divulgação