Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Sartori recebe novo comandante do 5º Distrito Naval da Marinha

Tamanho da letra A+ A-
Representante foi apresentado formalmente ao governador José Ivo Sartori, no Palácio Piratini

Localizado em Rio Grande, o 5º Distrito Naval da Marinha do Brasil agora conta com um novo comandante, o vice-almirante José Renato de Oliveira. Na tarde desta terça-feira (9), o representante foi apresentado formalmente ao governador José Ivo Sartori, no Palácio Piratini.

“Esta é a primeira vez em que assumo um posto no estado. Acredito que será uma gestão positiva, tendo em vista que o Rio Grande do Sul é altamente estratégico e aberto a novos projetos”, disse Oliveira.

De acordo com ele, a administração terá como base os princípios da Marinha. “Estamos aqui para servir o povo brasileiro. No que a população necessitar, o 5º Distrito Naval estará disponível para prestar qualquer auxílio”.

Natural do Rio de Janeiro, o vice-almirante acumula na carreira títulos como o de guarda-marinha, segundo-tenente, primeiro-tenente, capitão-tenente, capitão de corveta, capitão de mar e guerra, contra-almirante e vice-almirante. Além disso, também constam comissões importantes como o Comando do Rebocador de Alto-Mar Almirante Guilhem; da Fragata Greenhalgh e do Navio-Aeródromo São Paulo; a chefia do Estado-Maior do Comando do 1º Distrito Naval; a Subchefia de Inteligência Operacional e de Operações, do Comando de Operações Navais; Comando da Força de Superfície e Direção de Sistemas de Armas da Marinha.

Oliveira assumiu o posto em dezembro de 2017, no local do vice-almirante Cardoso Nunes, que após um período de dois anos no cargo, seguiu para Brasília para exercer o título de diretor de departamento de ensino do Ministério da Defesa.

Artur Hugen, com Secom/GRS/Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini