Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Santa Catarina é líder nacional na geração de empregos em 2017

Tamanho da letra A+ A-
confirmando o bom desempenho catarinense ao longo do ano passado. Os números representam a diferença entre contratações e demissões de profissionais com carteira assinada

Com um saldo de 29.441 vagas, Santa Catarina foi o estado que mais gerou emprego no país em 2017. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, foram divulgados nesta sexta-feira, 26, confirmando o bom desempenho catarinense ao longo do ano passado. Os números representam a diferença entre contratações e demissões de profissionais com carteira assinada.

O governador Raimundo Colombo, que está em missão oficial nos Estados Unidos, comemorou o resultado. “Com certeza esta é maior conquista de 2017, nosso bom estado foi que mais gerou emprego no país. Isso mostra que nossa estratégia está certa, ao tomar decisões como não aumentar impostos para promover a competitividade do estado”, afirmou Colombo.

O governador ressaltou também a importância da tradição empreendedora catarinense para o bom desempenho. “Gostaria de cumprimentar todos os empreendedores, desde quem abriu uma pequena loja até os que estão à frente das maiores empresas, porque todos contribuíram para dar mais segurança à população do estado”, acrescentou.

No acumulado entre janeiro e fevereiro de 2017, o saldo catarinense foi de 29.441 vagas. Os setores que mais se destacaram foram a indústria (com 12.443 vagas), o segmento de serviços (11.163) e o comércio (7.886). Os municípios que mais contribuíram para o resultado do ano foram Joinville (5.588); São José (2.517) e Chapecó (1.589).

Considerando apenas o resultado de dezembro, o desempenho do mês foi negativo (saldo de -22.278). O único setor com saldo positivo no mês foi o comércio, com 2.865 vagas. E a maior baixa de dezembro foi na indústria de transformação, com -15.182 vagas.

No Brasil, o resultado acumulado do ano foi de -20.832 vagas. Só em dezembro, o país teve saldo negativo de 328.539 postos.

Artur Hugen, com Secom/GSC /Foto de arquivo: Jaqueline Noceti / Secom