Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Ministro da Saúde autoriza PROADI para Hospital de Caridade de Três Passos

Tamanho da letra A+ A-
Articulação do deputado Jerônimo Goergen (PP-RS) visa fortalecer gestão e melhorar práticas administrativas que permitam a busca por novos recursos

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, autorizou nesta semana, em Porto Alegre, a realização de um trabalho de consultoria no Hospital de Caridade de Três Passos.

O pedido foi articulado pelo deputado Jerônimo Goergen (PP-RS) e será desenvolvido no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS).

Trata-se de uma ferramenta de capacitação de recursos humanos e apoio ao desenvolvimento de técnicas e operações de gestão em saúde.

Falta definir ainda qual instituição de saúde será designada para realizar o plano de reestruturação administrativa e financeira. No entanto, os trabalhos devem começar no mês de março. “É uma conquista inédita para a Região Celeiro. Essa reestruturação gerencial vai permitir o crescimento da prestação de serviços e facilitar a busca por recursos federais”, destacou Jerônimo. O prefeito de Três Passos, José Carlos Amaral, acompanhou o anúncio da auditoria no HCTP. A autorização do PROADI-SUS é o mesmo mecanismo adotado para reestruturar o Hospital Beneficência Portuguesa, trabalho que ficará sob responsabilidade do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo.

Integrante do corpo clínico do HCTP, o médico Leandro Zambom destaca que a consultoria certamente “nos auxiliará na melhoria das nossas atividades e no equilíbrio do hospital, para que a instituição possa continuar entregando um trabalho de excelência para a comunidade”. Já o presidente do HCTP, Lauro Both, fez um agradecimento especial a todos os envolvidos nessa importante conquista. “Recebo com enorme satisfação a confirmação da inclusão do nosso hospital no PROADI, consultoria que visa otimizar nossa administração, propiciando o crescimento do nosso HCTP”, ressaltou Both.

HCTP

O Hospital de Caridade de Três Passos é uma instituição hospitalar de referência macro-regional. A unidade tem sob sua responsabilidade uma população de mais de 270 mil habitantes, distribuída em aproximadamente 60 municípios. A instituição conta com 12 especialidades médicas: traumatologia-ortopedia; ginecologia-obstetrícia; neurologia-neurocirurgia; neuropediatria, pediatria; cardiologia; pneumologia; oftalmologia; cirurgia plástica; cirurgia geral; e clínica geral.

 Artur Hugen, comAI/Gabinete, Apolos Paz/Foto:Apolos Paz