Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Brasil deve ter documento de identidade unificado a partir de julho de 2018

Tamanho da letra A+ A-
O DNI utiliza, inicialmente, a base de dados do TSE – Tribunal Superior Eleitoral – que fez o cadastro biométrico – impressões digitais – de aproximadamente 75 milhões de eleitores. Durante a fase de testes, 2.000 pessoas

O governo federal lançou o projeto-piloto para a DNI – Documento Nacional de Identificação, um documento que pretende integrar registros utilizados pelo cidadão como CPF ( Cadastro Pessoa Física) e título de eleitor. A previsão do governo. É que o documento, que poderá ser exibido por meio dd smartphones, esteja disponível ao cidadão a partir de julho deste ano.

O secretário de tecnologia da informações do Ministériom do Planejamneto, Marcelo Pagottti, disse que, na medida em que os convênios com os Estados for intensificado, a tendência é que o DNI também apresente os números do RG de cada cidadão.

O DNI utiliza, inicialmente, a base de dados do TSE – Tribunal Superior Eleitoral – que  fez o cadastro biométrico – impressões digitais – de aproximadamente 75 milhões de eleitores. Durante a fase de testes, 2.000 pessoas – principalmente técnicos do TSE e do governo federal já puderam emitir documentos.

Segundo o secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Janino, a ideia é que após os testes nas duas entidades, o documento possa ser disponibilizado. “Uma vez testado e consolidade o processo, verificando os níveis de segurança, estamos prevendocom o comitê gestor do DNI implementar, colocarf à disposição da população em julho deste ano”, afirmou.

Artur Hugen, com Leandro Prazeres, do Uol/Brasília/Foto: Divulgação