Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Sobrinho-neto de Nereu Ramos visita o Memorial e se emociona com a história do único catarinense presidente da República

Tamanho da letra A+ A-
Mesmo tendo pouca convivência com Nereu, Epaminondas recorda dos irmãos Nilo, Joaquim e Celso Ramos. “Íamos sempre ao Maracanã motivados pelo tio Nilo

Epaminondas Moreira do Vale Filho (74) é advogado, natural do Rio de Janeiro e neto de Hugo Ramos, irmão do ex-presidente Nereu Ramos.  Epaminondas está visitando Lages depois de 66 anos, e um dos roteiros foi marcar presença no espaço que resgata a memória do seu tio-avô.

Recebido pela guia Maria Apolinária na tarde desta quarta-feira (7 de fevereiro), o carioca de coração lageano reviveu intensas lembranças familiares ao ver o extenso acervo que o Memorial Nereu Ramos dispõe ao público.

Mesmo tendo pouca convivência com Nereu, Epaminondas recorda dos irmãos Nilo, Joaquim e Celso Ramos. “Íamos sempre ao Maracanã motivados pelo tio Nilo. Tio Celso era torcedor fanático do Flamengo”, recorda.

A histórica política da família Ramos não fica compreendida somente nos nomes de Nereu, Celso, Aristiliano e outros. O advogado carioca também se lembra de Hugo Ramos Filho, que chegou a ser senador da República em 1974 por Guanabara, e de Gilberto Ramos, que foi vice-prefeito do Rio de Janeiro em 1992.

Visita quase ficou incógnita

Ao ser recebido pela guia do Memorial, Epaminondas não disse nada do seu parentesco com Nereu Ramos. “Fui fazendo meu trabalho que é relatar a vida do ex-presidente como faço há tantos anos, mas notei que ele ficava emocionado de uma forma diferente ao ver cada foto. Foi aí que ele me contou que é sobrinho de Nereu Ramos. Para mim, que me emociono a cada visita guiada, esse foi um momento único”, revela Maria.

60 anos da morte de Nereu Ramos

Em 16 de junho 1958, um avião da companhia Cruzeiro do Sul com destino ao Rio de Janeiro caiu em José dos Pinhais (PR). Nele estavam o governador Jorge Lacerda, o deputado federal Leoberto Leal e o então senador Nereu Ramos. A morte dessas personalidades mudaria intensamente o cenário político catarinense.

O superintendente da Fundação Cultural de Lages (FCL), Giba Ronconi, informa que uma atividade para homenagear o ex-presidente está sendo programada para 16 de junho deste ano. ”A intenção não é só realizar uma homenagem, mas cada ação que realizamos em torno de Nereu Ramos é uma oportunidade de disseminar a nossa história”, comenta.

Epaminondas e sua família serão convidados para o evento e ao antecipar os agradecimentos ao convite, deixou uma mensagem para os conterrâneos do tio-avô. “Foi uma tarde de muita emoção para mim, deixo aqui meu agradecimento a esse povo tão acolhedor e carinhoso e pretendo voltar em breve”, cita.

Para ver o vídeo com o depoimento de Epaminondas basta acessar a fanpage da FCL no Facebookfacebook.com/FundacaoCulturaLages/ ou pelo Instagram: fundacaoculturaldelages.

Artur Hugen, com AI/Prefeitura de Lages/Foto: Fabrício