Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

BRDE é escolhido por 30 municípios para ser o agente financeiro de seus projetos no programa Avançar Cidades

Tamanho da letra A+ A-
BRDE foi o agente financeiro escolhido por 30 municípios para operar financiamentos por meio do programa Avançar Cidades, do Ministério das Cidades, na área de Mobilidade Urbana

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE foi o agente financeiro escolhido por 30 municípios para operar financiamentos por meio do programa Avançar Cidades, do Ministério das Cidades, na área de Mobilidade Urbana. São 43 Cartas Consultas cadastradas no programa, pois alguns municípios cadastraram mais de uma, com valor total  de R$ 260 milhões.

Já foram pré-selecionadas pelo Ministérios 28 Cartas Consultas indicando o BRDE como agente financeiro, e as demais estão em trâmite no Ministério, de acordo com o Gerente Adjunto do BRDE Júlio Oliveira.

O cadastramento das Cartas Consultas é a primeira fase do processo de financiamento. Depois, os pedidos de crédito selecionados avançam para a segunda fase, quando os municípios devem apresentar os projetos de engenharia detalhados.

O sistema de cadastramentos dos projetos detalhados abriu no último dia 16 de janeiro, e o BRDE já enviou dois projetos para aprovação do Ministério. “Aguardamos agora a análise e  a confirmação do Ministério para podemos contratar estes financiamentos. Esperamos que estes dois projetos já enviados sejam os primeiros aprovados, considerando todo o Brasil”, avalia Oliveira.

O programa Avançar Cidades, lançado pelo Ministério das Cidades no ano passado, apoia investimentos dos municípios em Mobilidade Urbana e Saneamento. O BRDE é um dos agentes financeiros credenciados pelo programa, que utiliza recursos do FGTS para financiamentos ao setor público e privado. No eixo de Saneamento do programa Avançar Cidades, o BRDE também está atuando, com dois projetos: um do município de Fraiburgo e um de Joinville.

Artur Hugen, com Ascom/BRDE/Foto: Divulgação