Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Pavimentação de rodovia favorece desenvolvimento e renda em Tabaí

Tamanho da letra A+ A-
Sartori: "Melhorias geram crescimento e transformam realidade dos moradores

A Comunidade de Aterrados, localizada no município de Tabaí, comemorou nesta quinta-feira (15) a conclusão das obras de pavimentação da rodovia TQ-150, também conhecida como Estrada dos Aterrados. Com investimento de R$ 7,3 milhões, o projeto pavimentou 7,1 quilômetros por meio do programa Convênios Municipais, executado pela Secretaria dos Transportes através do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer).

"Inaugurar a pavimentação da Estrada dos Aterrados é sinônimo de muito trabalho e dedicação. Tenho certeza de que estas melhorias feitas aqui geram oportunidades de crescimento e desenvolvimento econômico para esta região, transformando a realidade de muitos moradores", afirmou o governo José Ivo Sartori.

"Hoje, entregamos 7,1 quilômetros pavimentados. Este resultado representa, além da solução de uma das demandas mais importantes do local, a chance de mais desenvolvimento, empregos e crescimento na economia do Vale do Taquari", disse o secretário dos Transportes, Pedro Westphalen.

Com a nova via, a população do Vale do Taquari ganha uma ligação asfáltica entre a RSC-287 e a BRS-386, duas das principais estradas do Rio Grande do Sul. Também beneficia o escoamento da produção e o transporte de estudantes e pacientes que buscam atendimento em centros de referência, ampliando a agilidade e segurança do tráfego na rota.

Fundamental na comunidade

Para o prefeito de Tabaí, Arsênio Cardoso, a pavimentação da Estrada dos Aterrados representa uma melhoria para todos. "Como governantes, estamos sempre preocupados em melhorar a vida das comunidades. Logo, ver esta obra de pavimentação sendo entregue é uma grande realização não só para Tabaí, mas para toda a região do Vale do Sinos", destacou.

"É um desejo que temos há muito tempo. Hoje, após a conclusão da pavimentação, quero destacar que para todo o objetivo que se almeja alcançar, primeiramente precisamos acreditar. E foi isso que a comunidade fez. Nós acreditamos, perseveramos e hoje inauguramos uma obra fundamental para o crescimento da região", ressaltou Emanuel Hassen de Jesus, prefeito de Taquari.

Moradora da região há mais de 40 anos, Lisete Lopes da Silva comemorou a conclusão das obras. "A estrada é um sonho que se tornou realidade. Levamos apenas dez minutos para chegar à outra cidade, o que anteriormente demorava meia hora. Com certeza, é uma melhoria muito importante para a região".

Parceria para crescer

Com a ordem de reinício das obras assinada pelo governador em março de 2016, o projeto contou com R$ 5,8 milhões repassados pelo Estado, mediante financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O restante do valor foi composto pela contrapartida dos municípios de Taquari e Tabaí, que trabalharam em conjunto na conclusão das obras.

Participaram da cerimônia o secretário da Fazenda, Giovani Feltes; os deputados estaduais Lucas Redecker e Gilmar Sossela, além de demais representantes.

Artur Hugen, com Secom/GRS/Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini