Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Benedito de Lira agiliza com Eunicio Oliveira votação de recuperação da CFURH

Tamanho da letra A+ A-
Reunião foi no gabinete da presidência do Senado Federal

O senador Benedito de Lira(PP-AL), vice-presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Municipios Sedes de usinas hidrelétricas e alagados comprometido com a compensação financeira pela utilização dos recursos hidricos destinada aos municípios,  elaborou o requerimento de urgência e liderou reunião da diretoria da Amusuh – Associação Nacional  dos Municípios Sedes de Usinas Hidrelétricas, com o presidente do Senado Federal, Eunício Oliveira, para incluir na pauta do plenário, a votação da proposta de mudança dos critérios de 45% para 65% a compensação aos municípios atingidos com lagos das barragens para a construção de usinas hidrelétricas.

Eunício Oliveira destacou a atuação do senador Benedito de Lira em prol dos municípios e prometeu colocar em votação o pedido de urgência na próxima terça-feira (27). Em todo o país, são 729 municípios nesta situação. Em Alagoas são três Delmiro Gouveia, Piranhas e Olho D'Água do Casado; no Paraná 84; em Santa Catarina 33 e no Rio Grande do Sul 67 municipios. São 41 mil quilômetros quadrados de áreas alagadas e 42 milhões de pessoas atingidas.

Depois das dezenas de reuniões com os senadores, o consenso em torno da proposta está bastante consolidado. Após a aprovação no Senado e sanção pela Presidência da República, a futura lei representará um incremento de 44% nos repasse da CFURH enviados às prefeituras. Para o presidente da AMUSUH, Lucimar Antônio Salmória, “a união das forças políticas dos prefeitos e da Associação foi decisiva para o avanço desta proposta. Reforçamos a necessidade de aprovação do projeto (PLC 315/2009). Felizmente a nossa luta surtiu efeito e na próxima semana viveremos um momento histórico para as finanças municipais”, afirmou Salmória.

Participaram da reunião (Da esquerda para direita): Secretária Executiva da Amusuh,Terezinha Sperandio; presidente da Amusuh e prefeito de Abdon Batista (SC), Lucimar Antônio Salmória; senador Kaká Andrade, senador Eunício Oliveira; senador Benedito de Lira e o vice-presidente da Amusuh e prefeito de Cotiporã(RS) José Carlos Breda.

Artur Hugen, com AI/Amusuh/Foto: Agência Senado