Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Deputado Pepe protocola projeto que garante à pessoa com deficiência tempo adicional na prova teórica para CNH

Tamanho da letra A+ A-
Pessoas com deficiência poderão ter tempo adicional na prova teórica para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), caso o Projeto de Lei 9284/17 seja aprovado pela Câmara dos Deputados. A proposta apresentada pelo deputado Pepe Vargas

Pessoas com deficiência poderão ter tempo adicional na prova teórica para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), caso o Projeto de Lei 9284/17 seja aprovado pela Câmara dos Deputados.

A proposta apresentada pelo deputado Pepe Vargas (PT-RS) no final da última semana, que altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97), visa garantir condições mais justas para as pessoas com deficiência.

Contudo, para garantir o tratamento diferenciado aos desiguais e assim cumprir o preceito constitucional de igualdade de todos perante a lei, o deputado propôs que cada caso seja vinculado a uma decisão da junta médica.  “Apta a examinar o candidato, caberá à essa junta avaliar a necessidade do tempo adicional, definir sua duração e repassar os dados ao órgão executivo de trânsito estadual ou distrital, para sua aplicação, de acordo com a regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran)”, explica Pepe.

A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência; de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Artur Hugen, com AI/Claudio Stumpf/Foto: Divulgação