Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Sema faz visita técnica à Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais

Tamanho da letra A+ A-
Secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), Ana Pellini visitará, a Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais, localizada entre o município de Tamandaré, em Pernambuco, e o norte de Maceió

Atendendo a convite do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), Ana Pellini visitará, entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março, a Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais, localizada entre o município de Tamandaré, em Pernambuco, e o norte de Maceió, em Alagoas.

Ana Pellini explicou que o objetivo da visita técnica é aprimorar a gestão das Áreas de Proteção Ambiental (APAs) nas quais a atividade econômica ocorre juntamente com a proteção ambiental. “O Ministério do Meio Ambiente, por meio do ICMBio, pretende auxiliar os estados a aprimorar a gestão das APAs”, complementou a secretária.

Acompanhada de gestores de Unidades de Conservação e diretores da Sema, a secretária quer conhecer como técnicos do Ministério do Meio Ambiente enfrentam os desafios da conciliação de outras atividades com a conservação da biodiversidade e como solucionam eventuais conflitos socioambientais. O grupo busca também conhecer a organização e a manutenção de atividades de turismo e como são regrados os usos diretos e a participação da sociedade.

Durante a visita, os técnicos da Sema vão conhecer as estruturas do projeto de turismo de observação de peixes-boi, uma espécie ameaçada de extinção, além de como se dá o ordenamento do turismo em ambientes recifais. A existência de recifes de corais e mangues é uma das principais características da APA Costa dos Corais, que garantem alta biodiversidade, representada por diversos grupos marinhos como algas, corais, peixes, crustáceos, moluscos, mamíferos aquáticos.

Área de Proteção Ambiental

APA é uma categoria de Unidade de Conservação de Uso Sustentável que tem como objetivo proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação, visto que é permitida a ocupação humana, podendo ser constituída inclusive por propriedades privadas, e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais.

O Rio Grande do Sul tem três Áreas de Proteção Ambiental: APA do Banhado Grande, APA Delta do Jacuí e APA Rota do Sol.

A expectativa é de que a visita à Costa dos Corais contribua para a construção do Plano de Manejo da APA do Banhado Grande, que tem, em seu território, áreas urbanas e de atividades agropastoris, predominando o cultivo de arroz e a proteção dos ecossistemas naturais.

Artur Hugen, com Secom/GRS/ Foto: Divulgação/Sema