Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Paim comemora criação de conselhos de técnicos industriais e agrícolas

Tamanho da letra A+ A-
Paulo Paim (PT-RS) comemorou nesta semana a aprovação em Plenário do projeto que cria o Conselho Federal dos Técnicos Industriais e Agrícolas e os respectivos conselhos regionais

O senador Paulo Paim (PT-RS) comemorou nesta semana a aprovação em Plenário do projeto que cria o Conselho Federal dos Técnicos Industriais e Agrícolas e os respectivos conselhos regionais. Como não sofreu mudanças, o texto (PLC 145/2017) seguiu para a sanção presidencial.

— Para se ter uma ideia, os técnicos industriais no país são 555 mil. Os técnicos agrícolas se aproximam de 100 mil. Por que não eles terem o seu conselho para nortear e para fiscalizar a própria atividade? — questionou.

As leis que regulamentam as profissões de técnico industrial e de técnico estabelecem que esses profissionais só podem exercer suas atividades depois do registro em conselho profissional. Atualmente, o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) faz esse registro e normatiza a atuação dessas duas categorias. Com a aprovação do projeto, eles deixarão de fazer parte desse sistema e formarão um conselho só para técnicos, à parte dos engenheiros e agrônomos.

Artur Hugen, com Agência Senado/Foto: Roque de Sá/AS