Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Obras do Cais Mauá começam na segunda-feira e primeira fase deve ser entregue em dois anos

Tamanho da letra A+ A-
Ordem de início dos trabalhos foi assinada pelo governador Sartori, pela Cais Mauá do Brasil e pela prefeitura de Porto Alegre

A revitalização do Cais Mauá, em Porto Alegre, já tem data para começar: segunda-feira, 5 de março de 2018. E, nesta quinta-feira (1º), a ordem de início dos trabalhos foi assinada pelo governador José Ivo Sartori, representantes da empresa Cais Mauá do Brasil e da prefeitura da capital.

O evento aconteceu no Armazém B2. O custo total da revitalização é estimado em cerca de R$ 500 milhões, com investimentos privados, e as obras devem ser concluídas em seis anos.

O projeto de revitalização está dividido em três fases. A primeira, que começa na segunda-feira (5), é a restauração de 11 armazéns do Cais - do A6, no extremo da Usina do Gasômetro, até o B3, próximo à rodoviária de Porto Alegre -, e deve durar dois anos. A estimativa de investimento para a revitalização dos armazéns é de R$ 140 milhões. 

A segunda fase corresponde ao setor Docas que prevê a construção de torres comerciais com serviço de hotelaria, centro de convenções e estacionamento e a recuperação da Praça Edgar Schneider. A última fase é a área do Gasômetro, ao norte, que deve receber um centro comercial.

Sartori lembrou que a população espera por mais de 30 anos que o Cais seja revitalizado e, hoje, o Estado firmou esse compromisso. “Sempre deixei claro que não temos preconceitos em construir parcerias com a iniciativa privada e determinei que o governo do Estado, a Secretaria dos Transportes e todos os órgãos estaduais envolvidos na revitalização do Cais Mauá se empenhassem ao máximo para destravar o processo e finalmente tirar essa obra do papel”, salientou.

O governador destacou que um grupo de trabalho foi criado em 2006 e, desde então, vem discutindo o projeto. “Sem dúvida, estamos diante de uma importante construção coletiva, na qual atuamos com responsabilidade, comprometimento, independência, diálogo e total transparência. E assim seguiremos durante o andamento das obras. Para nós, esse é um projeto de Estado; não de governo. E cabe ressaltar que o Cais Mauá é um espaço público e permanecerá público”, garantiu.

Sartori ressaltou que ninguém pode ser contrário ao desenvolvimento e à qualificação do Cais Mauá. Também falou que, sozinho, o Poder Público não tem condições de cuidar de tudo. Por isso, precisa do apoio da iniciativa privada e da sociedade. “Sempre fomos transparentes quanto às dificuldades financeiras do Estado e estamos transformando o ambiente para quem quer investir aqui. As parcerias são uma excelente forma de atuar com mais abrangência e melhorar o serviço entregue às pessoas. E todos concordam que é urgente revitalizar essa área tão nobre da capital dos gaúchos”, enfatizou.

Revitalização mais perto de ficar pronta

O complexo Cais Mauá será revitalizado em uma extensão de 3,2 quilômetros (km) com ciclovia, 10 praças de lazer e área verde. São mais de 180 metros quadrados (m²) dedicados à cultura, lazer, gastronomia, turismo, negócios e eventos. Além de desenvolver o turismo do Rio Grande do Sul, quando o projeto estiver finalizado, deve gerar aproximadamente 28 mil empregos diretos e indiretos.

O secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, salientou que o maior cartão postal de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul vai ser entregue à sociedade. “Esse é um momento importante. O governo assumiu com comprometimento a determinação do governador de fazer o que precisa ser feito. Enfrentamos grandes desafios e hoje podemos comemorar. A revitalização é uma conquista construída por muitas mãos e agora está chegando cada vez mais perto dos gaúchos”, destacou Westphalen.

João Carlos Mansur, presidente da Reag Investimentos, responsável por administrar o Fundo de Investimentos em Participações Cais Mauá do Brasil, financiador da obra, assumiu o compromisso de trazer de volta a Porto Alegre um Cais agradável para toda a população. “Não estamos fazendo um projeto regional, ele vai ecoar nacionalmente. É um orgulho para nós fazer uma Porto Alegre mais alegre. Agora, é hora de caminhar para frente”, enfatizou.

O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, disse que esse é um passo importante para a cidade, para o governo e para os investidores. Ele agradeceu pela empresa não ter desistido da revitalização ao longo dos anos de negociações.”Contem com a gente para destravar e buscar recursos, essa revitalização é muito importante para nós”, afirmou.

Estiveram presentes secretários de Estado, deputados estaduais, vereadores, representantes da empresa Cais Mauá e demais colaboradores e entidades envolcidas no projeto.

Artur Hugen, com Secom/GRS/ Fotos: Luiz Chaves/Palácio Piratini