Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Sistema de Defesa Civil de Santa Catarina impressiona secretário-geral da Organização dos Estados Americanos

Tamanho da letra A+ A-
Secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Leonardo Almagro Lemes, disse que a estrutura do Estado é de primeiro mundo e que serve de exemplo para outros países

Em visita ao Centro Integrado Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd), da Defesa Civil de Santa Catarina, o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Leonardo Almagro Lemes, disse que a estrutura do Estado é de primeiro mundo e que serve de exemplo para outros países.

A visita foi conduzida pelo secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, na tarde da última sexta-feira, 2, no Cigerd estadual em Florianópolis, com o objetivo de fortalecer a troca de informações e experiências tornando cada vez mais eficientes os protocolos de gerenciamento, atendimento e prevenção de desastres naturais.

Moratelli fez uma apresentação ao secretário-geral, pontuando como o Estado vem avançando no modelo de Defesa Civil e de proteção às pessoas em situações de crises. A necessidade de construção do atual modelo - que além do Centro estadual, trabalha integrado com outras 20 unidades regionais, todas as setoriais de Governo e órgãos federais como Exército, Marinha e Aeronáutica - leva em consideração a recorrência e a diversidade de fenômenos climáticos que atingem Santa Catarina. "Somos o terceiro Estado do país que mais sofreu com os prejuízos causados por desastres naturais em 20 anos", apontou o secretário de Estado da Defesa Civil.

O Cigerd estadual concentra os setores de Meteorologia, Hidrologia, Geologia, Cartografia, Mapeamento de Áreas de Risco, Planos de Contingência e Ações Emergenciais, Gestão Integrada de Crise e Resposta a Desastres. A estrutura, que conta com investimentos de R$ 100 milhões do Governo do Estado, ainda não foi inaugurada mas já gera serviços como o de emissão de alertas meteorológicos e demais funções operacionais da Defesa Civil.

O secretário de Estado da Defesa Civil destacou que o trabalho baseia-se no pilar: Estrutura; Apoio aos Municípios; Capacitação da comunidade para a Consciência e Percepção do Risco. "De nada adianta você ter toda essa estrutura se as pessoas não souberem o quê e como fazer, muitas vezes num curto espaço de tempo. Por outro lado, as forças do Estado precisam atuar em conjunto e de forma organizada em todos os setores afetados. Quanto mais tempo dura uma crise, maior a chance de ela se tornar um desastre e isso causa um desgaste, até emocional, junto à população", observou Moratelli.

Depois de visitar o Centro Integrado de Operações e o Centro de Planejamento, Pesquisas, Monitoramento e Alertas, as duas principais estruturas do Cigerd Estadual, o secretário-geral da OEA reforçou que ficou impressionado com o modelo que está sendo implantado em Santa Catarina. "Estou muito impressionado pelo o que vi, que, definitivamente é de nível de primeiro mundo. Um exemplo para ser replicado nas Américas, onde enfrentamos muitos desastres naturais que nos custam parte do PIB e da infraestrutura. Precisamos buscar a capacidade de prevenção, resposta e reparação que Santa Catarina possui e que está muito adiantada com a utilização de tecnologia e um trabalho técnico de coordenação exemplar", salientou.

Artur Hugen, com Secom/GSC/ Foto: Flávio Jr. / SDC