Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Cerveja “Boava Bier” de São Joaquim é condecorada com medalha de ouro no Concurso Brasileiro de Cervejas 2018

Tamanho da letra A+ A-
Com muita satisfação Boava bier cerveja serrana de São Joaquim, na serra catarinense, ganha medalha de ouro no estilo German Pils, concurso brasileiro de cervejas em Blumenau

Nesse ano o concurso segundo os organizadores, inscreveram 2.859 rótulos diferentes de cervejas brasileiras, um aumento de mais de 40% comparado ao ano passado, quando foram registradas 2.034 inscrições.

O número recorde vai além da expectativa inicial da organização, que esperava 2.500 rótulos. O concurso é considerado o maior da América Latina e segundo maior de mundo em número de rótulos e faz parte da programação do Festival Brasileiro da Cerveja.

O maior número de cervejarias inscritas é de São Paulo (93), seguido do Rio Grande do Sul (85) e Santa Catarina (84).

Um pouco da história, Cristiano Ribeiro Back é Engenheiro Agrônomo e também um apreciador da bebida. Em 2015 deu início as atividades de homebrew, conhecido como cervejeiro caseiro, aonde a produção é em pequena escala e realizada em sua casa com panelas cervejeiras na localidade do Boava, nome que foi homenageado em sua cerveja.

São Joaquim por ser uma cidade muito turística, houve interesse dos restaurantes em adquirir a cerveja, então a partir desse momento Cristiano encorajou abriu empresa, legalizou o que foi necessário e terceirizou sua produção na cervejaria Lohn em Lauro Muller. Em janeiro de 2017 Boava bier nasce com seus primeiros dois mil litros. Cristiano acreditaria que venderia em quatro meses suas quase 3.000 garrafas, porém a aceitação foi grande que no próximo mês foi produzido mais dois mil litros. Hoje Boava já produziu 14.000L e sua expectativa é sempre conquistar novos clientes agradando o público.

Olhando esse número expressivo de litros Cristiano ressalta que não é uma tarefa fácil, a concorrência é muito forte no setor de bebidas, com multinacionais dominando o setor, porém as artesanais estão caindo no gosto popular, “tenho que agradecer muito ao povo Joaquinense que sempre apoiou essa iniciativa, adquirindo, curtindo foto, divulgando em redes sociais enfim não mediram esforços para divulgação da bebida”.

Agradecer também a toda região serrana, Bom Jardim, Lages, Urubici que sempre apoiaram essa iniciativa. Cristiano também comercializa sua cerveja em Tubarão, Criciúma e outras, mais ressalta que sua grande alegria é ver pessoal subir a serra e degustar a cerveja na região.

Com esse prêmio Cristiano quer fortalecer mais o vínculo com seus clientes, amigos, parceiros e alcançar novos objetivos. “Esse prêmio foi  muito gratificante e me encheu de orgulho, sempre lia em sites que os vinhos joaquinenses se destacaram em concursos e hoje foi a vez da cerveja de São Joaquim, eleita a melhor German Pils do Brasil em 2018”.

Cristiano agradece sua esposa e familiares que sempre o apoiaram nessa jornada cervejeira e também a todos amigos, clientes e entusiastas do mundo cervejeiro!  Cheers!!!

Artur Hugen, com São Joaquim Online/Fotos: Divulgação